Questões Educação Física

Como uma prática corporal, a dança pode estar na escola, de acordo com os pressupost...

Responda: Como uma prática corporal, a dança pode estar na escola, de acordo com os pressupostos educacionais, e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Sobre o conteú...


Q473284 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Como uma prática corporal, a dança pode estar na escola, de acordo com os pressupostos educacionais, e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Sobre o conteúdo dança, analise as proposições a seguir.

I. Considerando que a dança pode ser tematizada como conteúdo de educação física escolar para que os alunos possam usá-la como linguagem, visando à articulação de suas próprias idéias, deve-se pôr ênfase nos seguintes aspectos: experimentação, criação e apreciação.

II. Para Laban, o valor educacional da dança pode ser atribuído à universalização das formas de movimento que esta manifestação domina.

III. As danças de rua e as danças folclóricas, apesar de fazerem parte de um conteúdo relevante para a formação dos alunos, não devem ser introduzidas nas aulas de educação física, pois muitos professores não possuem conhecimento adequado desses temas.

IV. Entre as atividades rítmicas e expressivas a serem incluídas nas aulas de Educação Física, os PCN sugerem o resgate de todos os tipos de manifestações folclóricas brasileiras, excluindo-se, no entanto, as danças provenientes de outras culturas.

V. O jogo, o esporte e a dança têm em comum a representação corporal, com características lúdicas de diversas culturas humanas.

É CORRETO o que está contido apenas nas proposições

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 06/01/2025 22:35:01🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

Analisando as proposições:

I. Correto. A dança pode ser tematizada como conteúdo de educação física escolar, enfatizando a experimentação, criação e apreciação como aspectos importantes.

II. Incorreto. Para Laban, o valor educacional da dança está relacionado à individualização e não à universalização das formas de movimento.

III. Incorreto. As danças de rua e folclóricas são sim relevantes para a formação dos alunos e podem ser introduzidas nas aulas de educação física, desde que o professor possua conhecimento adequado sobre o tema.

IV. Incorreto. Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) sugerem o resgate de manifestações folclóricas brasileiras e também de danças de outras culturas, não excluindo nenhuma delas.

V. Correto. O jogo, o esporte e a dança compartilham a representação corporal e características lúdicas de diversas culturas humanas.

Portanto, apenas as proposições I, II e V estão corretas, o que corresponde à alternativa c).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.