Questões Eapanhol Interpretação de Texto

O texto a seguir é um trecho de uma entrevista concedida por Janet M. Paterson à rev...

Responda: O texto a seguir é um trecho de uma entrevista concedida por Janet M. Paterson à revista Aletria. Aletria — Vários críticos, tais como Lacan, Derrida, Levinas, Deleuze, Lévi-Strauss, Bhab...


Q474835 | Eapanhol, Interpretação de Texto, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

O texto a seguir é um trecho de uma entrevista concedida por Janet M. Paterson à revista Aletria.

Aletria — Vários críticos, tais como Lacan, Derrida, Levinas, Deleuze, Lévi-Strauss, Bhabha e Spivak, têm discutido a questão da alteridade e as implicações das teorizações baseadas nas percepções do outro. Quais são as bases teóricas de sua pesquisa sobre figurações da alteridade?

Janet M. Paterson — O trabalho do sociossemioticista francês Eric Landowski forneceu o arcabouço conceitual de meu livro. Em Présences de l’Autre: essais de socio-sémiotique, Landowski estuda casos reais de alteridade em Paris, tais como os moradores de rua ou os artistas da região do Centre Pompidou. Isso lhe permitiu elaborar uma metodologia extremamente requintada e precisa que me pareceu muito útil. Mencionarei alguns de seus principais conceitos: a distinção entre diferença e alteridade (distinção que permite a Landowski conceituar alteridade); a necessidade de um grupo de referência (um grupo social dominante) para a existência de qualquer forma de alteridade; e a complexidade dos vários tipos de relações estabelecidas com o outro. Acima de tudo, eu era continuamente lembrada de que na literatura, assim como na sociedade, a alteridade é sempre uma construção.

Na teoria literária, a emergência da noção de alteridade vincula-se teoricamente de modo mais expressivo aos textos produzidos no

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 03/01/2025 11:41:42🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Neste trecho da entrevista, Janet M. Paterson menciona o trabalho de Eric Landowski, que estuda casos reais de alteridade em Paris, como moradores de rua e artistas da região do Centre Pompidou. A partir desses estudos, Landowski desenvolve conceitos como a distinção entre diferença e alteridade, a necessidade de um grupo de referência para a existência de qualquer forma de alteridade, e a complexidade das relações estabelecidas com o outro.

Com base nesses conceitos, Janet M. Paterson destaca que na literatura, assim como na sociedade, a alteridade é sempre uma construção. Essa ideia está mais relacionada ao contexto da pós-modernidade, onde as discussões sobre identidade, diferença e alteridade são frequentes e relevantes. Portanto, a alternativa correta é a letra a) contexto da pós-modernidade.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.