
Por Camila Duarte em 30/12/2024 03:02:51🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
Na perspectiva vigotskiana, a alternativa b) está incorreta. Segundo Vygotsky, a escola não deve se limitar apenas às etapas intelectuais já alcançadas pelos alunos, mas sim deve promover desafios e atividades que estejam um pouco além do que o aluno já é capaz de fazer sozinho, na chamada Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Nesse sentido, a intervenção pedagógica deve ser direcionada para provocar avanços no desenvolvimento do aluno, auxiliando-o a atingir novos patamares de aprendizagem com o apoio do professor.
As demais alternativas estão de acordo com a perspectiva vigotskiana:
- Alternativa a): A escola tem um papel central no desenvolvimento das pessoas, auxiliando no processo de aprendizagem, uma vez que a criança não consegue percorrer sozinha todo o caminho do conhecimento.
- Alternativa c): O professor tem o papel de interferir na Zona de Desenvolvimento Proximal do aluno, promovendo avanços que não ocorreriam espontaneamente, conforme mencionado anteriormente.
- Alternativa d): A intervenção pedagógica deve trabalhar com a reconstrução dos significados que o indivíduo atribui às suas experiências socioculturais, auxiliando na construção do conhecimento.
- Alternativa e): A imitação é um mecanismo importante no processo de aprendizagem, conforme destacado por Vigotski, não se restringindo apenas à situação escolar, mas também presente em outras esferas da vida do indivíduo.
Na perspectiva vigotskiana, a alternativa b) está incorreta. Segundo Vygotsky, a escola não deve se limitar apenas às etapas intelectuais já alcançadas pelos alunos, mas sim deve promover desafios e atividades que estejam um pouco além do que o aluno já é capaz de fazer sozinho, na chamada Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Nesse sentido, a intervenção pedagógica deve ser direcionada para provocar avanços no desenvolvimento do aluno, auxiliando-o a atingir novos patamares de aprendizagem com o apoio do professor.
As demais alternativas estão de acordo com a perspectiva vigotskiana:
- Alternativa a): A escola tem um papel central no desenvolvimento das pessoas, auxiliando no processo de aprendizagem, uma vez que a criança não consegue percorrer sozinha todo o caminho do conhecimento.
- Alternativa c): O professor tem o papel de interferir na Zona de Desenvolvimento Proximal do aluno, promovendo avanços que não ocorreriam espontaneamente, conforme mencionado anteriormente.
- Alternativa d): A intervenção pedagógica deve trabalhar com a reconstrução dos significados que o indivíduo atribui às suas experiências socioculturais, auxiliando na construção do conhecimento.
- Alternativa e): A imitação é um mecanismo importante no processo de aprendizagem, conforme destacado por Vigotski, não se restringindo apenas à situação escolar, mas também presente em outras esferas da vida do indivíduo.