O conhecimento dos modelos matemáticos de cinética de liberação e fármacos é utilizado para o conhecimento da forma como os fármacos são liberados das suas formas farmacêuticas.
Entre os diversos modelos matemáticos utilizados, dá-se destaque, principalmente, aos modelos de ordem zero, de primeira ordem, Higuchi e o Korsmeyer-Peppas. Sobre esses modelos, NÃO é possível afirmar que:
a) o modelo Higuchi é usado para descrever a velocidade de liberação do fármaco a partir de um sistema matricial. Descreve a liberação do fármaco como um processo de difusão baseado na lei de Fick.
b) o modelo Higuchi pode ser aplicado com maior confiabilidade em matrizes unidimensionais pouco solúveis, que não apresentem capacidade de intumescimento, com fármacos muito solúveis.
c) o modelo de ordem zero é geralmente utilizado para descrever a liberação por vários tipos de formas farmacêuticas de liberação controlada, como é o caso dos comprimidos matriciais, dos sistemas osmóticos e das formas revestidas.
d) o modelo de primeira ordem é normalmente utilizado para formas farmacêuticas que contem fármacos hidrossolúveis em matriz porosas, que agem liberando o fármaco proporcional à quantidade restante no seu interior, de tal modo que a quantidade de fármaco liberada por unidade de tempo tende a decrescer.
e) o modelo Korsmeyer-Peppas é geralmente usado para análises de mecanismos de liberação não muito bem estabelecidos ou quando há mais de um fenômeno envolvido. Só deve leva em consideração mecanismos de liberação de fármaco que seguem a lei de Fick e, consequentemente, que apresentem um comportamento anômalo.