Questões Farmácia

Aliando ciência e tradição, a fitoterapia vem ganhando cada vez mais força entre os bra...

Responda: Aliando ciência e tradição, a fitoterapia vem ganhando cada vez mais força entre os brasileiros como terapia complementar na prevenção e tratamento de doenças. O consumo de plantas medicinais é uma...


Q479618 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Aliando ciência e tradição, a fitoterapia vem ganhando cada vez mais força entre os brasileiros como terapia complementar na prevenção e tratamento de doenças. O consumo de plantas medicinais é uma prática milenar, sendo tradicional no cotidiano das mais diversas culturas do mundo. A fitoterapia é muito procurada por sua ação terapêutica menos agressiva, se comparada aos medicamentos convencionais. Mas, apesar de naturais, os fitoterápicos não estão isentos de reações adversas, cabendo, ao farmacêutico, especialista no assunto, a promoção do seu uso racional. Assinale a alternativa que apresenta um ERRO conceitual.
David Castilho
Por David Castilho em 03/01/2025 12:01:46🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A alternativa b) apresenta um erro conceitual, pois a toxicofitologia não é o ramo da fitoterapia que estuda os efeitos indesejáveis dos compostos químicos presentes nos fitoterápicos. Na verdade, a toxicofitologia é o estudo das plantas tóxicas, ou seja, das plantas que possuem substâncias que podem causar intoxicação ou efeitos adversos à saúde.

Os fitoterápicos, por sua vez, são produtos obtidos a partir de plantas medicinais, que passam por processos de extração e preparação para uso terapêutico. É importante que o farmacêutico, como especialista no assunto, promova o uso racional desses fitoterápicos, orientando sobre posologia, interações medicamentosas e possíveis reações adversas.

Portanto, a toxicofitologia não está diretamente relacionada aos fitoterápicos, mas sim ao estudo das plantas tóxicas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.