Questões Farmácia Interação Medicamentosa

O paciente M. S., 62 anos, do sexo masculino, procurou atendimento devido à dificuld...

Responda: O paciente M. S., 62 anos, do sexo masculino, procurou atendimento devido à dificuldade progressiva de realizar tarefas manuais, tais como abotoar as roupas, pentear-se entre outras. Negou outra...


Q480513 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

O paciente M. S., 62 anos, do sexo masculino, procurou atendimento devido à dificuldade progressiva de realizar tarefas manuais, tais como abotoar as roupas, pentear-se entre outras. Negou outras queixas específicas. Na história pessoal, informou ter feito apendicectomia. Não havia outros dados relevantes. No exame físico os sinais vitais eram normais. O exame do aparelho locomotor evidenciou tremor, em repouso, de extremidades, o qual cessava ao fazer um movimento ativo; mostrava também, o movimento de enrolar pílulas com os primeiros e segundos dedos de ambas as mãos, bem como mostrou que havia uma discreta rigidez muscular. Chamava a atenção o aspecto apático e tristonho do paciente. Não se evidenciavam outras anormalidades. Frente a esse quadro, foi estabelecido o diagnóstico de doença de Parkinson, decidindo-se pelo tratamento com anticolinérgico (biperideno) e demais medidas de apoio. Cogitou-se o uso simultâneo de antidepressivo tricíclico. Passados dois anos, o paciente retornou à consulta, queixando-se de piora da doença, apesar de fazer corretamente o tratamento anteriormente prescrito. Queixou-se de dificuldades para deambular e de aumento na salivação, falava lentamente e a face mostrava rigidez de expressão. Frente à evolução do quadro parkinsoniano, decidiu-se administrar a associação de levodopa+carbidopa. Considerando o quadro descrito anteriormente, assinale a afirmativa CORRETA:

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 03/01/2025 12:06:30🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

No caso descrito, a melhor alternativa para controle dos sintomas seria o emprego da dopamina por via endovenosa.

Comentário:
A doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa crônica que afeta o sistema nervoso central, em especial a região responsável pelo controle dos movimentos. O tratamento da doença de Parkinson envolve a reposição da dopamina, um neurotransmissor essencial para o controle motor.

No caso apresentado, a associação de levodopa + carbidopa é a melhor alternativa para o controle dos sintomas, pois a carbidopa atua inibindo a enzima responsável por metabolizar a levodopa perifericamente, aumentando assim a disponibilidade da levodopa no sistema nervoso central. Isso garante uma maior efetividade no tratamento, reduzindo a ocorrência de efeitos adversos periféricos, como náuseas e vômitos, e garantindo uma maior disponibilidade central de levodopa para aliviar os sintomas motores da doença de Parkinson.

Portanto, a alternativa correta é a letra e).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.