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A gestão de documentos se institucionalizou com a aprovação da Lei n.º 8.159/1991, que ...

Responda: A gestão de documentos se institucionalizou com a aprovação da Lei n.º 8.159/1991, que dispôs sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.


Q48717 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A gestão de documentos originou-se da impossibilidadede se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massascada vez maiores de documentos produzidos pelas administraçõespúblicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental. 

Maria Odila Fonseca. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. In: Arquivo e administração. Rio de Janeiro, v. 1, n.º 1, p. 33-4, jan./jun/1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 21 a 34, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.
A gestão de documentos se institucionalizou com a aprovação da Lei n.º 8.159/1991, que dispôs sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 15/01/2025 02:30:52🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

A gestão de documentos se institucionalizou com a aprovação da Lei n.º 8.159/1991, que dispôs sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Essa lei estabelece as diretrizes para a gestão de documentos, definindo a importância da preservação do patrimônio documental e do acesso à informação. Além disso, a Lei n.º 8.159/1991 também regulamenta a atuação dos arquivos públicos e privados, garantindo a proteção e organização dos documentos.

Portanto, a afirmativa está correta, pois a Lei n.º 8.159/1991 foi um marco importante para a gestão de documentos no Brasil, contribuindo para a organização e preservação da memória documental do país.
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