Questões Arquivologia Gestão de Documentos

Na transferência de documentos para um depósito de massa documental acumulada, a perda ...

Responda: Na transferência de documentos para um depósito de massa documental acumulada, a perda que causa mais prejuízo é a da relação dos documentos com as atividades da organização.


Q48724 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A gestão de documentos originou-se da impossibilidadede se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massascada vez maiores de documentos produzidos pelas administraçõespúblicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental. 

Maria Odila Fonseca. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. In: Arquivo e administração. Rio de Janeiro, v. 1, n.º 1, p. 33-4, jan./jun/1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 21 a 34, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.
Na transferência de documentos para um depósito de massa documental acumulada, a perda que causa mais prejuízo é a da relação dos documentos com as atividades da organização.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 17/01/2025 10:44:28🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

A transferência de documentos para um depósito de massa documental acumulada é uma etapa importante no ciclo documental de uma organização. Nesse processo, é fundamental garantir que a relação dos documentos com as atividades da organização seja preservada, para que a informação contida nesses documentos continue acessível e útil para a instituição.

Portanto, a perda da relação dos documentos com as atividades da organização ao transferi-los para o depósito de massa documental acumulada pode causar prejuízos significativos, dificultando o acesso à informação necessária para as atividades administrativas e operacionais da organização. Assim, a afirmação apresentada no item está correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.