Questões Arquivologia Gestão de Documentos

As atividades de protocolo são formadas pelo conjunto de operações que visam o controle...

Responda: As atividades de protocolo são formadas pelo conjunto de operações que visam o controle dos documentos produzidos e recebidos que tramitam no órgão ou entidade e que asseguram sua localização, recu...


Q48726 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A gestão de documentos originou-se da impossibilidadede se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massascada vez maiores de documentos produzidos pelas administraçõespúblicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental. 

Maria Odila Fonseca. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. In: Arquivo e administração. Rio de Janeiro, v. 1, n.º 1, p. 33-4, jan./jun/1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 21 a 34, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.
As atividades de protocolo são formadas pelo conjunto de operações que visam o controle dos documentos produzidos e recebidos que tramitam no órgão ou entidade e que asseguram sua localização, recuperação e acesso. Após o recebimento dos documentos, o serviço de protocolo deve fazer o registro atribuindo número e data de entrada, anotando o código de classificação e o assunto e procedendo à distribuição do documento nas unidades destinatárias.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 16/01/2025 02:01:50🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O texto aborda a importância das atividades de protocolo no gerenciamento da informação e gestão de documentos em arquivos governamentais. As atividades de protocolo são responsáveis pelo controle dos documentos produzidos e recebidos, garantindo sua localização, recuperação e acesso.

Dessa forma, após o recebimento dos documentos, o serviço de protocolo deve realizar o registro, atribuindo número e data de entrada, anotando o código de classificação e o assunto, além de proceder à distribuição do documento nas unidades destinatárias. Essas ações são fundamentais para garantir a organização e a eficiência na gestão documental.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.