Questões Técnicas de Vendas e Negociação Atendimento ao Público

João tem como atribuição atender ao público, fornecendo informações sobre o que lhe é s...

Responda: João tem como atribuição atender ao público, fornecendo informações sobre o que lhe é solicitado. Em algumas ocasiões, João irrita-se e entra em conflito com os usuários. Nessas situações, o atende...


Q48815 | Técnicas de Vendas e Negociação, Atendimento ao Público, Agente Administrativo, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

João tem como atribuição atender ao público, fornecendo informações sobre o que lhe é solicitado. Em algumas ocasiões, João irrita-se e entra em conflito com os usuários. Nessas situações, o atendente justifica-se aos colegas, argumentando que procede dessa forma devido a determinadas atitudes da clientela atendida.

Em relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

O comportamento irritadiço de João está de acordo com as normas previstas para o comportamento do servidor público, por se tratar de usuários que criam situações tensas.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 30/12/2024 07:21:55🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O comportamento irritadiço de João não está de acordo com as normas previstas para o comportamento do servidor público. Independentemente das atitudes dos usuários, é dever do servidor público manter a calma, a cortesia e a educação no atendimento ao público, conforme previsto no artigo 37, caput, da Constituição Federal, que estabelece os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na administração pública.

Portanto, João não deve justificar seu comportamento irritadiço com base nas atitudes dos usuários, pois ele deve agir de forma profissional e respeitosa em todas as situações de atendimento ao público.