
Por David Castilho em 30/12/2024 07:36:49🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
A questão aborda a importância do posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior, visando a construção de uma identidade positiva em relação ao pertencimento étnico-racial, entre outros aspectos.
Vamos analisar cada alternativa:
a) Valorizar a pluralidade estética, respeito às diversas culturas, à corporeidade, às formas de ver, sentir e estar no mundo, questionando as escolhas pautadas em padrões e/ou marcos civilizatórios dominantes - Esta ação está de acordo com a promoção da diversidade e do respeito às diferenças, sendo uma ação possível e importante no contexto educacional.
b) Promover o respeito e o reconhecimento das diferenças sexuais e identidades de gênero, entendendo os Direitos Humanos em toda a sua diversidade - Essa ação também está alinhada com a promoção da diversidade e do respeito às diferenças, sendo fundamental para a construção de um ambiente escolar inclusivo e respeitoso.
c) Exercitar a diversidade como princípio informativo e conceber as datas comemorativas como um fato social de valorização da cultura hegemônica a ser reproduzido na escola - Esta ação vai contra o princípio de valorização da diversidade, pois ao valorizar apenas a cultura hegemônica, exclui as demais culturas e não promove a inclusão e o respeito às diferenças.
d) Garantir a reafirmação das diferenças individuais e coletivas a partir do senso de pertencimento identitário e no combate ao racismo, machismo, homofobia, xenofobia e a todas as formas de discriminação, violências e intolerâncias - Essa ação está alinhada com a promoção da diversidade e do combate a todas as formas de discriminação, sendo essencial para a construção de um ambiente escolar mais justo e igualitário.
Portanto, a ação que não está de acordo com a promoção da diversidade e do respeito às diferenças é a alternativa c) Exercitar a diversidade como princípio informativo e conceber as datas comemorativas como um fato social de valorização da cultura hegemônica a ser reproduzido na escola.
A questão aborda a importância do posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior, visando a construção de uma identidade positiva em relação ao pertencimento étnico-racial, entre outros aspectos.
Vamos analisar cada alternativa:
a) Valorizar a pluralidade estética, respeito às diversas culturas, à corporeidade, às formas de ver, sentir e estar no mundo, questionando as escolhas pautadas em padrões e/ou marcos civilizatórios dominantes - Esta ação está de acordo com a promoção da diversidade e do respeito às diferenças, sendo uma ação possível e importante no contexto educacional.
b) Promover o respeito e o reconhecimento das diferenças sexuais e identidades de gênero, entendendo os Direitos Humanos em toda a sua diversidade - Essa ação também está alinhada com a promoção da diversidade e do respeito às diferenças, sendo fundamental para a construção de um ambiente escolar inclusivo e respeitoso.
c) Exercitar a diversidade como princípio informativo e conceber as datas comemorativas como um fato social de valorização da cultura hegemônica a ser reproduzido na escola - Esta ação vai contra o princípio de valorização da diversidade, pois ao valorizar apenas a cultura hegemônica, exclui as demais culturas e não promove a inclusão e o respeito às diferenças.
d) Garantir a reafirmação das diferenças individuais e coletivas a partir do senso de pertencimento identitário e no combate ao racismo, machismo, homofobia, xenofobia e a todas as formas de discriminação, violências e intolerâncias - Essa ação está alinhada com a promoção da diversidade e do combate a todas as formas de discriminação, sendo essencial para a construção de um ambiente escolar mais justo e igualitário.
Portanto, a ação que não está de acordo com a promoção da diversidade e do respeito às diferenças é a alternativa c) Exercitar a diversidade como princípio informativo e conceber as datas comemorativas como um fato social de valorização da cultura hegemônica a ser reproduzido na escola.