Questões Administração Pública Ética na Administração Pública

A respeito da ética no serviço público, julgue os itens subsequentes. Co...

Responda: A respeito da ética no serviço público, julgue os itens subsequentes. Considere que os usuários de determinado serviço público tenham formado longas filas à espera de atendimento por...


A respeito da ética no serviço público, julgue os itens subsequentes.

Considere que os usuários de determinado serviço público tenham formado longas filas à espera de atendimento por determinado servidor que, embora responsável pelo setor, não viabilizou o atendimento. Nessa situação, segundo dispõe a legislação de regência, a atitude do servidor caracteriza conduta contrária à ética e ato de desumanidade, mas não grave dano moral aos usuários do serviço. 
Claudio Pessanha
Por Claudio Pessanha em 17/10/2021 10:45:06
ERRADA.

Fundamento:

Decreto 1.171/94

X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.
Erico Silva
Por Erico Silva em 08/12/2018 21:04:29
Questão CERTA

Comentário: Segundo dispõe a legislação de regência, qual seja, Decreto nº 1.171/94 (Código de Ética do Servidor), a atitude do servidor caracteriza conduta contrária à ética e ato de desumanidade, e principalmente grave dano moral aos usuários do serviço, consoante inciso X do mencionado Decreto: “Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos”.
Usuário
Por webson magno em 02/12/2020 07:51:04
ERRADO
PÓS A ATITUDE DO SERVIDOR CAUSA PRINCIPALMENTE GRAVE DANO MORAL AOS USUÁRIOS DO SERVIÇO PÚBLICO.

Comentário: Segundo dispõe a legislação de regência, qual seja, Decreto nº 1.171/94 (Código de Ética do Servidor), a atitude do servidor caracteriza conduta contrária à ética e ato de desumanidade, e principalmente grave dano moral aos usuários do serviço, consoante inciso X do mencionado Decreto: “Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos”.