Questões Pedagogia

“Não se pode dizer que se avaliou apenas por ter observado algo do aluno. Ou denominar ...

Responda: “Não se pode dizer que se avaliou apenas por ter observado algo do aluno. Ou denominar por avaliação apenas a correção de tarefas ou testes, e o registro de notas. Nesse caso, não houve a mediação,...


Q53295 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

“Não se pode dizer que se avaliou apenas por ter observado algo do aluno. Ou denominar por avaliação apenas a correção de tarefas ou testes, e o registro de notas. Nesse caso, não houve a mediação, ou seja, a intervenção pedagógica, decorrente da interpretação das tarefas, uma ação pedagógica desafiadora e favorecedora à superação intelectual dos alunos.” (Jussara Hoffmann)

Para a autora, todo processo avaliativo tem que ter por intenção:
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 07/01/2025 07:28:27🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Segundo Jussara Hoffmann, no processo avaliativo, é fundamental observar o aprendiz, analisar e compreender as suas estratégias de aprendizagem e tomar decisões pedagógicas favoráveis à continuidade do processo. Ou seja, a avaliação não deve se resumir apenas à correção de tarefas ou testes, mas sim envolver uma mediação pedagógica que promova a reflexão e o desenvolvimento do aluno.

Dessa forma, a avaliação deve ser uma ação pedagógica desafiadora e favorecedora à superação intelectual dos alunos, buscando sempre melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.