Questões Enfermagem

Ao se observar a atual política de saúde mental brasileira, resultado da mobilização de...

Responda: Ao se observar a atual política de saúde mental brasileira, resultado da mobilização de usuários, de familiares e de trabalhadores da saúde, iniciada na década de 1980, com o objetivo de mudar a re...


Q53576 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFU MG

Ao se observar a atual política de saúde mental brasileira, resultado da mobilização de usuários, de familiares e de trabalhadores da saúde, iniciada na década de 1980, com o objetivo de mudar a realidade dos manicômios onde viviam mais de 100 mil pessoas com transtornos mentais, verificou-se um movimento que foi impulsionado pela importância que o tema dos direitos humanos adquiriu no combate à ditadura militar e que se alimentou das experiências exitosas de países europeus na substituição de um modelo de saúde mental, baseado no hospital psiquiátrico, por um modelo de serviços comunitários com forte inserção territorial.

Nas últimas décadas, esse processo de mudança se expressa especialmente por meio do Movimento Social da Luta Antimanicomial e de um projeto coletivamente produzido de mudança do modelo de atenção e de gestão do cuidado, denominado 
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 11/01/2025 17:01:11🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A questão aborda a política de saúde mental brasileira, que teve início na década de 1980 com o objetivo de mudar a realidade dos manicômios. Esse movimento foi impulsionado pela importância dos direitos humanos no combate à ditadura militar e se inspirou em experiências de países europeus que substituíram o modelo de saúde mental baseado em hospitais psiquiátricos por um modelo comunitário.

O processo de mudança na saúde mental brasileira é representado principalmente pelo Movimento Social da Luta Antimanicomial e pela Reforma Psiquiátrica. A Reforma Psiquiátrica é um projeto coletivamente produzido que busca mudar o modelo de atenção e gestão do cuidado em saúde mental, priorizando a desinstitucionalização e a inserção social dos pacientes com transtornos mentais.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.