Questões Português Formação das Palavras

Texto I A violência que bate à porta(fragmento) ...

Responda: Texto I A violência que bate à porta(fragmento) Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídio...


Q54930 | Português, Formação das Palavras

Texto I
A violência que bate à porta (fragmento)


Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017. São dois mil a mais que em 2016. Este crescimento não foi freado em 2018, pelo contrário. Os dados já apresentados por Ongs e Instituições mostram que o número de assassinatos segue crescendo a passos largos. O crime, cada vez mais, sai da marginalidade e assola toda a sociedade, sem distinguir classes sociais. Estados pararam nos últimos meses (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará, e por aí vai) na mão de criminosos e a população se vê à mercê desta realidade que bate à porta.
O retrato atual é esse e os noticiários teimam em nos lembrar que o filho morto hoje pode ser o nosso amanhã. Esta sensação de insegurança aumenta a busca por segurança privada. A Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), afirma que houve um crescimento nas residências que investiram em sistemas de segurança nos últimos 12 meses.
Mas quem deve cuidar da segurança do cidadão? E quem não tem dinheiro para investir em sistemas? É protegido por quem?
Os sistemas privados de segurança servem para inibir a ação de criminosos, mas isto não pode ser a única solução. O Estado precisa ser cobrado e deve agir. Para deter o crime organizado, é necessário muito mais esforço público do que portões e muros altos.

Marco Antônio Barbosa

Hoje em Dia, 01/03/2019 (Extraído e adaptado de: hojeemdia.com.br/opinião)

A palavra “desvantagens” apresenta o mesmo processo de formação que:
Usuário
Por Jaime Branco em 28/01/2021 01:38:01
Por que não poderia ser a opção a?
Usuário
Por Lucas Luiz Paixão em 11/02/2021 18:11:56
Sobressai não é composição ?
Usuário
Por Vital Rai Monteiro de sousa em 12/12/2021 16:40:02

Radical: Vantag
Prefixo: Des
Sufixo: ens
Retirando o sufixo: desvantag ( Não existe)
Retirando o prefixo: vantagens ( existe)
Deveria ser derivação parassintetica, mesmo caso do item " A". Não?
LUCAS DA CUNHA LEITE
Por LUCAS DA CUNHA LEITE em 29/09/2023 00:30:03
Des+vantagem = processo de derivação
a alternativa A não é correta porque a palavra envelhecimento é composta por parassíntese.
Resposta alternativa C.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 22/10/2023 21:53:24🎓 Equipe Gabarite
a) envelhecimento ? Errado. Tirando o prefixo "en-", teríamos "velhecimento". Essa palavra existe? Não! Estamos diante de uma derivação parassintética.

.b) necessariamente ? Tirando o prefixo "-mente", temos a palavra "necessária". Como ela faz sentido sozinha e adicionamos o sufixo ao final, temos um caso de derivação sufixal.

.c) feminização ? Errado. Temos, novamente, outro caso de derivação sufixal, haja vista que adicionamos o sufixo "-ação" ao verbo"feminizar" ? feminizar + ação = feminização.

d) prestação ? Errado. Outro caso de derivação sufixal. Aqui, adicionamos novamente o sufixo "ação" ao verbo "prestar" ? prestar + ação = prestação

.e) sobressai ? Correto. Veja que, ao retirar o prefixo "sobre", temos o verbo "sair". Aqui, assim como no exemplo dado pela assertiva, temos um caso de derivação prefixal.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.