Questões Português Orações Subordinadas Adjetivas

Amigos invisíveis Assim como há os amigos imaginários d...

Responda: Amigos invisíveis Assim como há os amigos imaginários da infância, há os amigos invisíveis na maturidade. Aqueles que não estão perto podem estar dentro.Tenh...


Q55334 | Português, Orações Subordinadas Adjetivas

Amigos invisíveis

Assim como há os amigos imaginários da infância, há os amigos invisíveis na maturidade. Aqueles que não estão perto podem estar dentro. Tenho amigos que nunca mais vi, que nunca mais recebi novidades e os valorizo com o frescor de um encontro recente. Não vou mentir a eles “vamos nos ligar” num esbarrão de rua. Muito menos dar desculpas esfarrapadas ao distanciamento. Eles me ajudaram e não necessitam atualizar o cadastro para que sejam lembrados. Ou passar em casa todo o final de semana e me convidar para ser padrinho de casamento, dos filhos, dos netos, dos bisnetos. Caso encontrá-los, haverá a empatia da primeira vez, a empatia da última vez, a empatia incessante de identificação. Amigos me salvaram da fossa, amigos me salvaram das drogas, amigos me salvaram da inveja, amigos me salvaram da precipitação, amigos me salvaram das brigas, amigos me salvaram de mim. [...]

Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2018.

Dadas as afirmativas com relação à regência dos verbos no fragmento destacado,

I. Sendo o verbo “receber” transitivo direto e indireto (receber – alguma coisa – novidades; de alguém – dos amigos), exige a preposição “de” anteposta ao objeto indireto, o pronome relativo “que”. Dessa forma, há inadequação quanto à regência no período analisado.
II. O verbo “ver" apresenta, no contexto, a mesma transitividade que o verbo “receber”. Assim ambos possuem idêntica regência.
III. No período apontado, identifica-se a presença de orações subordinadas adjetivas.
IV. Segundo as regras da gramática normativa, existem duas inadequações no fragmento destacado.

verifica-se que estão corretas apenas
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 14:30:17🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) I e III.

Neste texto, o autor faz uma reflexão sobre a importância dos amigos invisíveis em nossa vida. Vamos analisar as afirmativas em relação à regência dos verbos no fragmento destacado:

I. A afirmativa I está correta. O verbo "receber" é transitivo direto e indireto, pois exige um complemento sem preposição (novidades) e um complemento com preposição (de amigos). Portanto, a preposição "de" deve ser utilizada antes do objeto indireto "que".

II. A afirmativa II está incorreta. O verbo "ver" é transitivo direto, pois não exige preposição em sua construção. Diferentemente do verbo "receber", que é transitivo direto e indireto.

III. A afirmativa III está correta. No texto, há a presença de orações subordinadas adjetivas, que são aquelas que exercem função de adjetivo em relação a um termo da oração principal.

IV. A afirmativa IV está incorreta. Segundo as regras da gramática normativa, há apenas uma inadequação no fragmento destacado, que é a regência verbal do verbo "receber".

Portanto, as afirmativas corretas são I e III. A alternativa correta é a letra a) I e III.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.