Questões Português Variação Linguística

"É sempre necessário que as circunstâncias em que as palavras forem proferidas sejam de...

Responda: "É sempre necessário que as circunstâncias em que as palavras forem proferidas sejam de algum modo, apropriadas" (Austin 1990, p. 26, Quando Dizer é Fazer: palavra e ação). A linguag...


Q55621 | Português, Variação Linguística

"É sempre necessário que as circunstâncias em que as palavras forem proferidas sejam de algum modo, apropriadas" (Austin 1990, p. 26, Quando Dizer é Fazer: palavra e ação).

A linguagem é entendida, na perspectiva da Pragmática, como uma atividade intersubjetiva e intencional. Desse modo, as práticas discursivas são as linguagens em ação em que os indivíduos produzem sentidos e se posicionam em suas relações sociais do dia a dia. A linguagem que se processa entre falantes e interlocutores é sempre uma linguagem social, que produz ações e consequências. Estas ideias acerca da linguagem e das práticas discursivas têm como base a teoria dos atos de fala desenvolvida por Austin (1976), em que é possível fazer através do dizer.

É incorreto afirmar sobre a polidez na comunicação:
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 30/12/2024 19:57:47🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A polidez na comunicação é um conceito importante na Pragmática, que se refere à forma como os indivíduos se comportam e se expressam de maneira a preservar a harmonia e equilíbrio nas interações sociais. Dentre as afirmações apresentadas, a alternativa c) é incorreta, pois em uma situação comunicativa, os indivíduos não manifestam apenas sua própria face, mas também a face do grupo ao qual pertencem.

De acordo com a teoria da polidez desenvolvida por Brown e Levinson, a polidez está relacionada à noção de "face", que é a imagem pública que cada indivíduo deseja manter durante uma interação. Assim, a polidez não se restringe apenas à construção da imagem individual, mas também considera a identidade social e grupal dos interlocutores. Portanto, a polidez na comunicação envolve não apenas a preservação da autoimagem, mas também a consideração da imagem dos outros e do grupo ao qual pertencem.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.