Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Da Prevenção

Para tanto, os Conselhos Nacional, Estaduais, Distrital e Municipais dos Direitos da Cr...

Responda: Para tanto, os Conselhos Nacional, Estaduais, Distrital e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente bem como os órgãos gestores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, nos seus...


Q55875 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Da Prevenção

Para tanto, os Conselhos Nacional, Estaduais, Distrital e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente bem como os órgãos gestores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, nos seus respectivos níveis, devem articular-se com os Conselhos e órgãos responsáveis pelo controle, gestão, supervisão e avaliação dos demais sistemas e políticas sociais para o desenvolvimento de ações integradas e que levem em consideração as peculiaridades que cercam o atendimento aos adolescentes inseridos no SINASE. Entre outras ações que podem favorecer o desenvolvimento da articulação destacam-se as seguintes:

I- estímulo à prática da intersetorialidade;
II- campanhas conjuntas destinadas à sociedade em geral e aos profissionais da área, com vistas à concretização da Doutrina de Proteção Integral adotada pelo ECA;
III- promoção de discussões, encontros, seminários (gerais e temáticos) conjuntos;
IV- respeito às competências e atribuições de cada ente federativo e de seus órgãos, evitando-se a sobreposição de ações.

Está correto o que se afirma em:
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 14/01/2025 23:15:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Todas as afirmativas

Comentário: O trecho apresentado destaca a importância da articulação entre os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, os órgãos gestores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e os demais órgãos responsáveis pelos sistemas e políticas sociais. Para favorecer essa articulação, são sugeridas algumas ações, sendo elas:

I- estímulo à prática da intersetorialidade: a integração entre diferentes setores e áreas de atuação para garantir um atendimento mais completo e eficaz aos adolescentes inseridos no SINASE.

II- campanhas conjuntas destinadas à sociedade em geral e aos profissionais da área, com vistas à concretização da Doutrina de Proteção Integral adotada pelo ECA: a realização de ações de conscientização e divulgação sobre a importância da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente.

III- promoção de discussões, encontros, seminários (gerais e temáticos) conjuntos: a realização de eventos que possibilitem a troca de experiências, conhecimentos e a construção de propostas para aprimorar o atendimento socioeducativo.

IV- respeito às competências e atribuições de cada ente federativo e de seus órgãos, evitando-se a sobreposição de ações: a importância de cada órgão atuar dentro de suas competências e atribuições, evitando conflitos e garantindo a efetividade das ações.

Portanto, todas as afirmativas estão corretas, pois destacam ações fundamentais para o desenvolvimento da articulação entre os diversos órgãos e conselhos envolvidos no atendimento socioeducativo de adolescentes.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.