Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Crimes Praticados contra a Criança e o Adolescente

Maurício, com treze anos de idade, foi atendido em hospital público. Depois de realizad...

Responda: Maurício, com treze anos de idade, foi atendido em hospital público. Depois de realizados os exames clínicos e a entrevista pessoal com o adolescente, o médico que o atendeu comunicou ao conselho t...


Q56142 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Crimes Praticados contra a Criança e o Adolescente, CESPE CEBRASPE

Maurício, com treze anos de idade, foi atendido em hospital público. Depois de realizados os exames clínicos e a entrevista pessoal com o adolescente, o médico que o atendeu comunicou ao conselho tutelar local a suspeita de que Maurício havia sido vítima de castigo físico praticado pelos próprios pais. O conselho tutelar averiguou o caso e concluiu que os pais de Maurício haviam lesionado os braços do garoto, mediante emprego de pedaço de madeira, em razão de ele ter se recusado a ir à escola. Com base nisso, o conselho tutelar aplicou aos pais uma advertência e os encaminhou para tratamento psicológico. 

Com referência a essa situação hipotética, julgue o item que se segue, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990). 

O médico adotou providência obrigatória quando comunicou ao conselho tutelar a suspeita de que Maurício havia sofrido castigo físico. 
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 30/12/2024 20:26:07🎓 Equipe Gabarite
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990), é obrigação de todos comunicar à autoridade competente os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra crianças ou adolescentes.

Portanto, o médico agiu corretamente ao comunicar ao conselho tutelar a suspeita de que Maurício havia sido vítima de castigo físico praticado pelos próprios pais. Assim, o item está CERTO.

Gabarito: a) Certo
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 30/12/2024 20:26:10🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990), é obrigação de todos comunicar à autoridade competente os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra crianças ou adolescentes. Portanto, o médico agiu corretamente ao comunicar ao conselho tutelar a suspeita de que Maurício havia sido vítima de castigo físico praticado pelos pais. Essa comunicação é fundamental para garantir a proteção e o bem-estar da criança ou adolescente em situações de violência.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 30/12/2024 20:26:10🎓 Equipe Gabarite
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990), o médico adotou uma providência obrigatória ao comunicar ao conselho tutelar a suspeita de que Maurício havia sido vítima de castigo físico praticado pelos próprios pais.

Isso porque, conforme o artigo 13 do ECA, os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente devem ser obrigatoriamente comunicados ao conselho tutelar, ao juiz da Infância e da Juventude e ao Ministério Público, sem prejuízo de outras providências legais.

Portanto, a afirmativa está correta.

Gabarito: a) Certo
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.