Questões Matemática Frações e Números Decimais

A dosimetria da pena (cálculo da pena) é feita no momento em que o juiz, com o poderjus...

Responda: A dosimetria da pena (cálculo da pena) é feita no momento em que o juiz, com o poderjus puniendi, comina ao indivíduo a sanção. O artigo 68 do Código Penal deixa bem claras as três fases que o magi...


Q56231 | Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE CEBRASPE

 A dosimetria da pena (cálculo da pena) é feita no momento em que o juiz, com o poder jus puniendi, comina ao indivíduo a sanção. O artigo 68 do Código Penal deixa bem claras as três fases que o magistrado obrigatoriamente deve seguir na aplicação da pena:

1.º) fixar a pena de acordo com as circunstâncias judiciais;
2.º) levar em conta as circunstâncias agravantes e atenuantes; e
3.º) levar em conta as causas de aumento ou de diminuição de pena. 

A partir do texto acima, julgue o item seguinte. 

Suponha-se que os agravantes de determinado crime remetam a um aumento entre 1/6 e 2/3 da pena. Nesse caso, um juiz que tenha aumentado a pena em 2/7 extrapolou os limites do intervalo estabelecido. 
David Castilho
Por David Castilho em 07/01/2025 20:06:51🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

A dosimetria da pena, ou seja, o cálculo da pena, é feita pelo juiz levando em consideração as circunstâncias judiciais, as circunstâncias agravantes e atenuantes, bem como as causas de aumento ou diminuição de pena, conforme estabelecido no artigo 68 do Código Penal.

No caso apresentado, em que os agravantes remetem a um aumento entre 1/6 e 2/3 da pena, se um juiz aumentou a pena em 2/7, ele não extrapolou os limites do intervalo estabelecido. Pelo contrário, o aumento de 2/7 está dentro do intervalo permitido, não configurando uma extrapolação.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.