Questões Português

Assinale a alternativa em que a divisão silábica está correta:

Responda: Assinale a alternativa em que a divisão silábica está correta:


Q5635 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cianorte PR, EXATUS PR

Texto associado.
ERA UMA VEZ UM TIRANO

     Era uma vez um reino. Ou uma república. Essa é uma das coisas que não deu para saber direito. Mas não tem muita importância. O importante é saber que era uma vez um país muito alegre e divertido, em que as pessoas davam muito palpite no jeito que queriam viver, mas também não esquentavam muito a cabeça com isso. Quem mandava era escolhido por elas – não seu se era presidente ou primeiro-ministro. Esse negócio de todo mundo dar palpite às vezes ficava parecendo uma bagunça completa, por que todo mundo todos queriam falar ao mesmo tempo, cada qual gritava mais do que o outro, às vezes até discutiam e brigavam, não era ___________ ficar sempre em ordem e tranquilidade. Mas no fim acabava dando certo. Era assim: quando tinha mais gente querendo uma coisa, era essa coisa que acabava sendo feita. E quem não estava de acordo podia chorar, resmungar, reclamar, fazer bico, chiar, gritar, espernear, mas no fundo sabia que não tinha mesmo muito jeito, a não ser convencer um monte de gente para passar para o seu lado. Era assim mesmo. Mas de vez em quando toda essa onde e bate-boca pareciam uma bagunça, lá isso pareciam.
     Foi por isso que apareceu o Tirano. Ou Deposta. Ou Ditador, tem muitos nomes. Quer dizer, um homem que não perguntou ao pessoal se podia ser presidente ou primeiro-ministro, expulsou quem tinha sido escolhido pela maioria e desandou a dar ordens e mandar em todo mundo, só porque era o mais forte. NO começo, houve até quem ficasse satisfeito com ele, pensando que estava dando um jeito no tal bagunça e que agora as pessoas iam ter ordem para trabalhar em paz. Mas como ele não ouvia palpite dos outros, foi começando a fazer besteira. Primeiro, implicou com isso de cada um ter uma ideia diferente.
    – Onde já se viu? Por isso é que fica todo mundo discutindo em vez de trabalhar. É uma perda de tempo...
    E lá veio a ordem:
    – A partir de hoje, só podem ter as minhas ideias!
    É claro que teve gente que protestou:
    – Não estou de acordo... Isso é um absurdo!
    – Quem que esse cara pensa que é? Será que ele acha que tem o rei na barriga?
    Nem faltou um mais __________ sugerindo:
    – Podemos abrir a barriga dele e ver...
Não adiantou nada. Agora não tinha mais aquela velha bagunça. Quem não concordou, foi preso. Ou foi expulso do reino. Ou tratou de ir embora antes de ser expulso. Ou ficou bem quietinho, guardou suas ideias bem guardadas no canto mais fundo e escondido da cabeça, e saiu ______________, disfarçando, fazendo de conta que não tinha nada lá dentro.

Era uma Vez um Tirano – Ana Maria Machado – pp. 6-7-8 – Salamandra – 2ª edição – 1982.
Assinale a alternativa em que a divisão silábica está correta:
Usuário
Por HEMILI DE MOURA HELMER em 13/09/2013 11:09:55
A palavra importância também esta separada corretamente.

Usuário
Por SEBASTIÃO MARQUES DE SOUZA FILHO em 14/01/2014 21:10:46
A letra A também esta separada corretamente
Usuário
Por saadabreu em 15/01/2014 22:42:21
HAHAHAH
IMPORTÂNCIA TA CORRETO? VAI VER QUE É POR ISSO QUE AINDA NÃO PASSARAM EM UM CONCURSO
Usuário
Por EZEQUIEL MATTOS COUTINHO em 10/04/2014 19:45:02
kkkkkkkkkkkkk, importância - im-por-tân-cia
WESLEY CRISTIANO
Por WESLEY CRISTIANO em 25/06/2014 13:24:13
Senhores a palavra está terminando em ditongo crescente... logo a silaba tonica paroxitona é acentuada
Usuário
Por Natan Peixoto Diniz Cavalcanti em 29/06/2014 16:51:59
Meu Deus!! Importância tem ditongo no final, portanto a letra A está incorreta!!
Usuário
Por João Batista Oliveira de Abreu em 30/07/2014 22:08:28
im-por-tân-cia, mesma dúvida de colégio.
Usuário
Por maria zeila carneiro de souza em 19/04/2015 12:12:49
Definição de Importância

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação das sílabas: im-por-tân-cia
Usuário
Por jalisson gutemberg da silva monteiro em 08/06/2016 09:34:21
im·por·tân·ci·a
substantivo feminino
1. Qualidade de importante.
2. Valor.
3. Quantia.
4. Influência, consideração, autoridade, prestígio.

"importância", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/import%C3%A2ncia [consultado em 08-06-2016].
RUBENS FERNANDO
Por RUBENS FERNANDO em 13/06/2016 22:57:50
Existe um caso especial que poucos sabem.
Palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente tbm podem ter separação como proparoxítona.
Ex.: im-por-tân-cia
im-por-tân-ci-a
Far-má-cia
far-má-ci-a.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.