
Por Camila Duarte em 30/12/2024 20:40:14🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
Uma ação docente menos conservadora é aquela que considera a vivência e a realidade dos estudantes como ponto de partida para o planejamento da ação educativa. Isso significa que o professor deve levar em conta o contexto em que os alunos estão inseridos, suas experiências, interesses e necessidades, buscando estabelecer uma relação mais próxima e significativa com o processo de ensino-aprendizagem.
Essa abordagem valoriza a individualidade dos estudantes, promove a diversidade de ideias e vivências, estimula a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento e favorece um ambiente de aprendizagem mais democrático e inclusivo.
Essa prática pedagógica está alinhada com uma visão mais contemporânea da educação, que busca a formação integral dos estudantes, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a preparação para a cidadania ativa e crítica.
Portanto, a alternativa correta é a letra c) A vivência e a realidade dos estudantes devem servir como ponto de partida para o planejamento da ação educativa.
Uma ação docente menos conservadora é aquela que considera a vivência e a realidade dos estudantes como ponto de partida para o planejamento da ação educativa. Isso significa que o professor deve levar em conta o contexto em que os alunos estão inseridos, suas experiências, interesses e necessidades, buscando estabelecer uma relação mais próxima e significativa com o processo de ensino-aprendizagem.
Essa abordagem valoriza a individualidade dos estudantes, promove a diversidade de ideias e vivências, estimula a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento e favorece um ambiente de aprendizagem mais democrático e inclusivo.
Essa prática pedagógica está alinhada com uma visão mais contemporânea da educação, que busca a formação integral dos estudantes, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a preparação para a cidadania ativa e crítica.
Portanto, a alternativa correta é a letra c) A vivência e a realidade dos estudantes devem servir como ponto de partida para o planejamento da ação educativa.