Questões Pedagogia A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem
A partir das análises relativas às abordagens do processo ensino-aprendizagem, Mizukami...
Responda: A partir das análises relativas às abordagens do processo ensino-aprendizagem, Mizukami (1986. p. 112) apresenta a seguinte afirmação: “De uma forma bastante genérica, igualmente, po...
Por Matheus Fernandes em 30/12/2024 20:42:06🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
A citação de Mizukami (1986) destaca a relação entre diferentes abordagens do processo ensino-aprendizagem e o movimento escolanovista. Segundo a autora, tanto o cognitivismo, quanto o humanismo e o comportamentalismo, em alguns aspectos, pressupostos e implicações para a educação, são solidários ao movimento escolanovista, pois surgem contra o ensino tradicional.
Dessa forma, a sequência correta para completar a frase apresentada na questão é:
b) cognitivismo, humanismo, comportamentalismo, tradicional
Essas abordagens representam diferentes formas de compreender o processo de ensino e aprendizagem, cada uma com suas características e enfoques específicos. O cognitivismo, por exemplo, destaca a importância dos processos mentais na aprendizagem, o humanismo valoriza a autonomia e a autorrealização do aluno, enquanto o comportamentalismo foca nas respostas observáveis e mensuráveis do comportamento do aluno. Já o ensino tradicional é caracterizado por uma abordagem mais centrada no professor e na transmissão de conteúdos de forma expositiva.
A citação de Mizukami (1986) destaca a relação entre diferentes abordagens do processo ensino-aprendizagem e o movimento escolanovista. Segundo a autora, tanto o cognitivismo, quanto o humanismo e o comportamentalismo, em alguns aspectos, pressupostos e implicações para a educação, são solidários ao movimento escolanovista, pois surgem contra o ensino tradicional.
Dessa forma, a sequência correta para completar a frase apresentada na questão é:
b) cognitivismo, humanismo, comportamentalismo, tradicional
Essas abordagens representam diferentes formas de compreender o processo de ensino e aprendizagem, cada uma com suas características e enfoques específicos. O cognitivismo, por exemplo, destaca a importância dos processos mentais na aprendizagem, o humanismo valoriza a autonomia e a autorrealização do aluno, enquanto o comportamentalismo foca nas respostas observáveis e mensuráveis do comportamento do aluno. Já o ensino tradicional é caracterizado por uma abordagem mais centrada no professor e na transmissão de conteúdos de forma expositiva.