Questões Pedagogia Gestão Escolar

A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma...

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Q56949 | Pedagogia, Gestão Escolar

A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma falsa noção de autonomia, manifesta no cotidiano por frases como "fecho a porta de minha sala de aula e faço o que eu achar melhor". A possibilidade de se realizar o trabalho isolada e independentemente, sem nenhuma vinculação com outros sujeitos, não expressa, de modo algum, o que entendemos por autonomia. Expressa, isto sim, a solidão no local de trabalho e a angústia diante de relações marcadas pela subalternidade.

GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha; CORREA, Bianca Cristina. Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação dos professores na escola pública. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 225­ 237, jan./jun. 2009.

No excerto apresentado, as autoras destacam características do trabalho docente, apontando para alguns elementos necessários para a implementação de uma gestão democrática, prevista na legislação como um dos princípios da educação nacional. Baseados na legislação nacional e nos textos produzidos sobre a Gestão Democrática da Educação por pesquisadores da área, afirma-se que
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 30/12/2024 20:43:56🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

No excerto apresentado, as autoras destacam a importância da gestão democrática na educação e apontam para a necessidade de superar a cultura do trabalho fragmentado e individualizado, que tem sido naturalizada nas escolas.

A gestão democrática da educação é um princípio previsto na legislação educacional brasileira, em especial na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). Esse princípio visa promover a participação de todos os envolvidos no processo educativo, como professores, alunos, pais e comunidade, na tomada de decisões e na gestão das escolas.

No contexto apresentado, a diminuição da autonomia do trabalho docente e a valorização da ação individualizada são apontadas como obstáculos para a construção de uma gestão democrática efetiva. Isso porque a autonomia verdadeira não se resume a agir isoladamente, mas sim a participar ativamente de processos coletivos de discussão e decisão, buscando o bem comum e a qualidade do ensino.

Portanto, a alternativa correta é a letra b), que destaca a relação entre a falta de autonomia do trabalho docente e a dificuldade de implementação de uma gestão democrática na educação.
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