
Por Camila Duarte em 08/01/2025 00:44:47🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo
O item está correto. No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência teve início com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC), e do Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES). Essas instituições foram marcos importantes na história da educação especial no país, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas.
O item está correto. No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência teve início com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC), e do Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES). Essas instituições foram marcos importantes na história da educação especial no país, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas.

Por Andreia Tolentino da Silva em 11/06/2025 09:16:04
Certo.
No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência teve início com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos em 1854, que hoje é o Instituto Benjamin Constant (IBC), e do Instituto dos Surdos-Mudos em 1857, atualmente chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Essas instituições foram os primeiros marcos da educação especial no país, voltadas para o ensino de pessoas cegas e surdas. Com o tempo, as políticas educacionais evoluíram para um modelo mais inclusivo, garantindo o direito à educação para todos os alunos, independentemente de suas condições.
No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência teve início com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos em 1854, que hoje é o Instituto Benjamin Constant (IBC), e do Instituto dos Surdos-Mudos em 1857, atualmente chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Essas instituições foram os primeiros marcos da educação especial no país, voltadas para o ensino de pessoas cegas e surdas. Com o tempo, as políticas educacionais evoluíram para um modelo mais inclusivo, garantindo o direito à educação para todos os alunos, independentemente de suas condições.