Questões Pedagogia Inclusão e Exclusão

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o i...

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Q57028 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, CESPE CEBRASPE

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência foi iniciado com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos — atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC) — e do Instituto dos Surdos-Mudos — atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 08/01/2025 00:44:47🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O item está correto. No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência teve início com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC), e do Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES). Essas instituições foram marcos importantes na história da educação especial no país, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas.
Usuário
Por Andreia Tolentino da Silva em 11/06/2025 09:16:04
Certo.
No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência teve início com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos em 1854, que hoje é o Instituto Benjamin Constant (IBC), e do Instituto dos Surdos-Mudos em 1857, atualmente chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Essas instituições foram os primeiros marcos da educação especial no país, voltadas para o ensino de pessoas cegas e surdas. Com o tempo, as políticas educacionais evoluíram para um modelo mais inclusivo, garantindo o direito à educação para todos os alunos, independentemente de suas condições.
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