Questões Pedagogia Inclusão e Exclusão

OPlanoDistritaldaEducação(PDE)(2015–2024),aexemplo doPlanoNacionaldaEducação(PNE),éumdo...

Responda: OPlanoDistritaldaEducação(PDE)(2015–2024),aexemplo doPlanoNacionaldaEducação(PNE),éumdocumentoque expressaasdemandasdasociedade,estabeleceprioridades emetaseapontacaminhosparaasuaefetivaçãopormeiod...


Q57031 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, CESPE CEBRASPE

O Plano Distrital da Educação (PDE) (2015–2024), a exemplo  do Plano Nacional da Educação (PNE), é um documento que  expressa as demandas da sociedade, estabelece prioridades  e metas e aponta caminhos para a sua efetivação por meio de  estratégias. Assim, configura‐se como uma política pública de  Estado  que  favorece  o  planejamento  de  ações  diante  das  demandas da educação. No que se refere a esse tema, julgue  o item.

O PDE propõe, mas não garante, a matrícula de crianças  e adolescentes com deficiência em todas as etapas nas  escolas da rede pública do Distrito Federal.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 10/01/2025 05:31:47🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O Plano Distrital da Educação (PDE) é um documento que expressa as demandas da sociedade, estabelece prioridades e metas, e aponta caminhos para a sua efetivação por meio de estratégias, sendo uma política pública de Estado que favorece o planejamento de ações diante das demandas da educação.

No entanto, é importante destacar que o PDE, assim como o Plano Nacional da Educação (PNE), tem como objetivo garantir o acesso à educação de qualidade para todos, incluindo crianças e adolescentes com deficiência. Portanto, o item está ERRADO ao afirmar que o PDE propõe, mas não garante, a matrícula de crianças e adolescentes com deficiência em todas as etapas nas escolas da rede pública do Distrito Federal.

A garantia da matrícula e da inclusão de pessoas com deficiência nas escolas está prevista em legislações como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil com equivalência de emenda constitucional, as quais estabelecem a igualdade de oportunidades e a não discriminação no acesso à educação.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.