
Por Camila Duarte em 05/01/2025 09:32:40🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)
Uma concepção crítica de educação e educação escolar parte do pressuposto de que os educandos são sujeitos histórico-sociais, inacabados, situados no espaço e no tempo, produtores de cultura e de sua própria humanidade. Isso significa que os alunos não são apenas receptores passivos de conhecimento, mas sim agentes ativos na construção do saber e na transformação da sociedade.
Nessa perspectiva, a educação não se resume apenas à transmissão de conteúdos prontos, mas sim ao desenvolvimento da capacidade crítica, reflexiva e transformadora dos educandos. Eles são vistos como sujeitos ativos, capazes de interferir na realidade em que estão inseridos e de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Portanto, a alternativa correta é a letra a), que enfatiza a importância de considerar os educandos como sujeitos histórico-sociais, capazes de produzir cultura e de construir sua própria humanidade.
Uma concepção crítica de educação e educação escolar parte do pressuposto de que os educandos são sujeitos histórico-sociais, inacabados, situados no espaço e no tempo, produtores de cultura e de sua própria humanidade. Isso significa que os alunos não são apenas receptores passivos de conhecimento, mas sim agentes ativos na construção do saber e na transformação da sociedade.
Nessa perspectiva, a educação não se resume apenas à transmissão de conteúdos prontos, mas sim ao desenvolvimento da capacidade crítica, reflexiva e transformadora dos educandos. Eles são vistos como sujeitos ativos, capazes de interferir na realidade em que estão inseridos e de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Portanto, a alternativa correta é a letra a), que enfatiza a importância de considerar os educandos como sujeitos histórico-sociais, capazes de produzir cultura e de construir sua própria humanidade.