Questões Pedagogia Tendências Pedagógicas

Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram ...

Responda: Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das idéias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das c...


Q57242 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das idéias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das construções conceituais dos alunos, implicando, entre outras ações, que o professor adote como postura: ser receptivo para ouvir e entender a forma como os alunos constroem, articulam e expressam seu conhecimento e apoiá-los na expressão de seus conceitos, na tomada de consciência desse processo e na valorização do próprio conhecimento e do conhecimento dos colegas; conduzir a classe dentro de um processo democrático de aprendizagem, encorajando questionamentos e levantamento de hipóteses, num ambiente seguro.

É correto afirmar que a abordagem discutida pelos professores tem características de um ensino 
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 30/12/2024 20:53:03🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A abordagem discutida pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, baseada nas ideias de Jófili, apresenta características de um ensino crítico-construtivista.

O ensino crítico-construtivista valoriza a construção do conhecimento pelos alunos, considerando suas experiências, conceitos prévios e formas de expressão. O professor atua como mediador, incentivando a reflexão, a expressão dos conceitos dos alunos, o questionamento e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Além disso, promove um ambiente seguro e democrático, estimulando a troca de ideias e o respeito mútuo.

Essa abordagem difere do ensino tradicional, que é mais centrado no professor e na transmissão de conteúdos de forma expositiva, e do ensino tecnicista, que enfatiza a aplicação de técnicas e procedimentos sem considerar a construção do conhecimento pelo aluno.

Portanto, a descrição apresentada pelos professores está alinhada com os princípios do ensino crítico-construtivista.
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.