
Por Marcos de Castro em 30/12/2024 20:53:11🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é vista como um processo ativo por parte do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de diferentes conteúdos escolares. Isso ocorre a partir do significado e do sentido que o aluno atribui a esses conteúdos.
De acordo com Onrubia, citado por Coll (1999), o ensino é entendido como uma ajuda externa ao processo de aprendizagem. Isso significa que o papel do professor é orientar e auxiliar os alunos nesse processo ativo de construção do conhecimento, fornecendo as ferramentas necessárias para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades e competências de forma significativa.
Portanto, na abordagem construtivista, o ensino não se resume apenas à exposição de conteúdos e avaliação, mas sim a uma atuação planejada e sistemática que visa guiar o aluno na direção das intenções educativas, oferecendo suporte e auxílio durante todo o processo de aprendizagem.
Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é vista como um processo ativo por parte do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de diferentes conteúdos escolares. Isso ocorre a partir do significado e do sentido que o aluno atribui a esses conteúdos.
De acordo com Onrubia, citado por Coll (1999), o ensino é entendido como uma ajuda externa ao processo de aprendizagem. Isso significa que o papel do professor é orientar e auxiliar os alunos nesse processo ativo de construção do conhecimento, fornecendo as ferramentas necessárias para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades e competências de forma significativa.
Portanto, na abordagem construtivista, o ensino não se resume apenas à exposição de conteúdos e avaliação, mas sim a uma atuação planejada e sistemática que visa guiar o aluno na direção das intenções educativas, oferecendo suporte e auxílio durante todo o processo de aprendizagem.