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Q57244 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

Antunes propõe um novo caminhar para a construção de um sistema educacional no qual o aluno seja o protagonista da história, tendo, assim, autonomia para interferir diretamente no processo do seu desenvolvimento. Com base nessa afirmação, ele apresenta perspectivas que norteiam esse caminhar, quais sejam:

I. Acredita-se que todo aluno opera múltiplas inteligências e que todo educador deve acreditar-se responsável pelo estímulo delas.
II. Pensar na avaliação através de uma visão construtivista, em que a aprendizagem humana somente aconteça à medida que o educando for capaz de construir significados e atribuir sentido ao conteúdo da aprendizagem.
III. Acredita-se que a escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, representa um espaço de vivência para o trabalho, um ambiente de estímulos epistemológicos e, sobretudo, um centro de sociabilidade. Apenas dentro dessa visão, pensar em avaliação faz sentido.

Quais estão corretas?
David Castilho
Por David Castilho em 30/12/2024 20:53:18🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e) I, II e III.

Antunes propõe uma abordagem educacional centrada no aluno, onde ele é visto como protagonista do seu próprio aprendizado. Nesse contexto, as perspectivas apresentadas estão relacionadas a esse novo caminhar na construção do sistema educacional. Vamos analisar cada uma das afirmativas:

I. Acredita-se que todo aluno opera múltiplas inteligências e que todo educador deve acreditar-se responsável pelo estímulo delas.
Essa afirmativa está alinhada com a Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner, que defende a ideia de que existem diferentes tipos de inteligências e que o papel do educador é estimular o desenvolvimento de todas elas nos alunos.

II. Pensar na avaliação através de uma visão construtivista, em que a aprendizagem humana somente aconteça à medida que o educando for capaz de construir significados e atribuir sentido ao conteúdo da aprendizagem.
Essa afirmativa está relacionada ao construtivismo, uma teoria que destaca a importância da construção ativa do conhecimento pelo aluno. Nesse sentido, a avaliação deve ser pensada como um processo que considera a construção de significados pelo educando.

III. Acredita-se que a escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, representa um espaço de vivência para o trabalho, um ambiente de estímulos epistemológicos e, sobretudo, um centro de sociabilidade. Apenas dentro dessa visão, pensar em avaliação faz sentido.
Essa afirmativa ressalta a importância da escola como um espaço de vivência ampla para os alunos, indo além do aspecto puramente acadêmico. Dentro desse contexto, a avaliação deve ser pensada levando em consideração todos os aspectos do desenvolvimento do aluno.

Portanto, as três afirmativas estão corretas e refletem a proposta de Antunes para um sistema educacional onde o aluno seja o protagonista da sua própria aprendizagem.
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