Questões Pedagogia A Formação Continuada do Professor

A pesquisa-ação pode ter uma influência positiva para o desenvolvimento do currículo na...

Responda: A pesquisa-ação pode ter uma influência positiva para o desenvolvimento do currículo na escola e na formação continuada dos professores no contexto escolar. Em relação a esse tipo de pesquisa, cons...


Q57249 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor

A pesquisa-ação pode ter uma influência positiva para o desenvolvimento do currículo na escola e na formação continuada dos professores no contexto escolar. Em relação a esse tipo de pesquisa, considere as afirmações abaixo.

I Na pesquisa-ação de caráter experimental, a observação participante é uma técnica a ser usada, uma vez que ela está centrada na visão empírica e objetiva do pesquisador.
II A pesquisa-ação supõe a participação dos sujeitos como investigadores ou como participantes ativos da investigação no contexto escolar.
III A pesquisa-ação, no paradigma qualitativo, pode ser um método heurístico para gerar teoria baseada na prática.
IV Na pesquisa-ação, o processo metodológico de investigação é representado como uma sequência linear de etapas independentes uma da outra.

Das afirmações, estão corretas
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 08/01/2025 04:15:43🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A pesquisa-ação é uma metodologia que envolve a participação ativa dos sujeitos envolvidos no contexto estudado. Sua principal característica é a busca por soluções práticas para problemas reais, envolvendo a reflexão e a ação de forma integrada.

Vamos analisar cada uma das afirmações:

I) Na pesquisa-ação de caráter experimental, a observação participante é uma técnica a ser usada, uma vez que ela está centrada na visão empírica e objetiva do pesquisador.
- Esta afirmação está incorreta. Na pesquisa-ação, a observação participante é uma técnica comumente utilizada, porém, ela não está centrada na visão empírica e objetiva do pesquisador, mas sim na participação ativa dos sujeitos envolvidos.

II) A pesquisa-ação supõe a participação dos sujeitos como investigadores ou como participantes ativos da investigação no contexto escolar.
- Esta afirmação está correta. Um dos princípios da pesquisa-ação é a participação dos sujeitos como co-investigadores, contribuindo ativamente para a pesquisa.

III) A pesquisa-ação, no paradigma qualitativo, pode ser um método heurístico para gerar teoria baseada na prática.
- Esta afirmação está correta. A pesquisa-ação no paradigma qualitativo busca gerar teorias a partir da prática, ou seja, a partir das experiências vivenciadas no contexto estudado.

IV) Na pesquisa-ação, o processo metodológico de investigação é representado como uma sequência linear de etapas independentes uma da outra.
- Esta afirmação está incorreta. Na pesquisa-ação, o processo metodológico de investigação não é linear, mas sim um processo dinâmico e interativo, no qual as etapas estão interligadas e se retroalimentam.

Portanto, as afirmativas corretas são a II e III.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.