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“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conh...
Responda: “O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um c...
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Por Matheus Fernandes em 30/12/2024 20:56:50🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)
O fragmento apresentado destaca a importância do currículo real, que é aquele que de fato acontece no dia a dia da sala de aula, com a interação entre professores e alunos. É no currículo real que as práticas pedagógicas são efetivamente realizadas e as transformações nas pessoas que estão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem ocorrem.
As teorias críticas de currículo, mencionadas na alternativa b, não têm como destaque apenas os aspectos pedagógicos de ensino e aprendizagem, mas também aspectos sociais, políticos e culturais que permeiam a construção curricular.
O currículo formal, citado na alternativa c, refere-se mais às diretrizes e normas oficiais que influenciam o processo educacional, do que às influências culturais individuais.
A alternativa d aborda o currículo como produto do planejamento escolar, mas não necessariamente enfatiza o currículo real, como destacado no fragmento.
Por fim, a alternativa e menciona o currículo oculto, que se refere às mensagens, valores e normas que são transmitidos de forma não explícita no ambiente escolar, mas não está diretamente relacionada ao conceito apresentado no fragmento.
O fragmento apresentado destaca a importância do currículo real, que é aquele que de fato acontece no dia a dia da sala de aula, com a interação entre professores e alunos. É no currículo real que as práticas pedagógicas são efetivamente realizadas e as transformações nas pessoas que estão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem ocorrem.
As teorias críticas de currículo, mencionadas na alternativa b, não têm como destaque apenas os aspectos pedagógicos de ensino e aprendizagem, mas também aspectos sociais, políticos e culturais que permeiam a construção curricular.
O currículo formal, citado na alternativa c, refere-se mais às diretrizes e normas oficiais que influenciam o processo educacional, do que às influências culturais individuais.
A alternativa d aborda o currículo como produto do planejamento escolar, mas não necessariamente enfatiza o currículo real, como destacado no fragmento.
Por fim, a alternativa e menciona o currículo oculto, que se refere às mensagens, valores e normas que são transmitidos de forma não explícita no ambiente escolar, mas não está diretamente relacionada ao conceito apresentado no fragmento.