As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os estudantes de um ensino ministrado com base em alguns princípios, como igualdade de condições para o acesso, pluralismo de idéias e respeito à liberdade e aos direitos. Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água, do Planeta. Dessa forma, no que concerne ao cuidar, assinale a alternativa correta.
a) Em cada criança, adolescente, jovem ou adulto, há uma pessoa em formação e, nesse sentido, cuidar, diferentemente de educar, é um princípio, um ato que orienta e dá sentido aos processos de ensino, de aprendizagem e de construção do ser humano em suas múltiplas dimensões.
b) É somente através do cuidado que se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador.
c) O cuidado, na escola, é constituído por um eixo de significação: o de inquietação, no sentido de responsabilidade, isto é, de cogitar, pensar, manter atenção, mostrar interesse e revelar atitude de desvelo.
d) Cuidado é um princípio que norteia a atitude, o modo prático de realizar-se, de viver e conviver no mundo. Por isso, na escola, o processo educativo comporta uma atitude recortada da ação humana, baseada somente em uma racionalidade estratégico-procedimental.
e) O cuidado inclui ampliação das dimensões constitutivas do trabalho pedagógico, mediante verificação das condições de aprendizagem apresentadas pelo estudante e busca de soluções junto à família, aos órgãos do poder público e a diferentes segmentos da sociedade.