Questões Pedagogia Elaboração do Planejamento de Ensino
De acordo com Libâneo (2013, p. 246-247), “a ação de planejar (…) não se reduz ao simpl...
Responda: De acordo com Libâneo (2013, p. 246-247), “a ação de planejar (…) não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente da previsão das...
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Por Marcos de Castro em 30/12/2024 21:11:05🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)
O planejamento escolar, conforme descrito por Libâneo (2013), possui diversas funções que são essenciais para garantir um ensino de qualidade. Vamos analisar cada uma das funções apresentadas:
I - Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana;
Essa função é importante para garantir que o plano de ensino esteja sempre alinhado com os avanços no campo do conhecimento e com as necessidades e condições de aprendizagem dos alunos.
II - Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas;
Essa função auxilia o professor na preparação das aulas, garantindo que o material didático seja selecionado adequadamente e que ele esteja preparado para lidar com situações inesperadas que possam surgir durante as aulas.
III - Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;
Essa função visa garantir que o trabalho docente seja realizado de forma organizada e coordenada, evitando improvisações e rotinas que possam prejudicar a qualidade do ensino.
IV - Estabelecer objetivos, conteúdos e métodos afastando-se das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e as condições socioculturais e individuais do aluno a fim de garantir a neutralidade da ação pedagógica do professor;
Essa função é importante para que os objetivos, conteúdos e métodos de ensino sejam estabelecidos de forma a considerar as necessidades e características dos alunos, garantindo a imparcialidade na ação pedagógica do professor.
V - Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível interrelacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação que está intimamente relacionada aos demais.
Essa função é fundamental para garantir a integração e a coerência do trabalho docente, relacionando os diferentes elementos do processo de ensino e aprendizagem de forma a promover uma ação pedagógica eficaz.
Portanto, as funções corretas do planejamento escolar são: I, II, III e V, conforme a alternativa e).
O planejamento escolar, conforme descrito por Libâneo (2013), possui diversas funções que são essenciais para garantir um ensino de qualidade. Vamos analisar cada uma das funções apresentadas:
I - Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana;
Essa função é importante para garantir que o plano de ensino esteja sempre alinhado com os avanços no campo do conhecimento e com as necessidades e condições de aprendizagem dos alunos.
II - Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas;
Essa função auxilia o professor na preparação das aulas, garantindo que o material didático seja selecionado adequadamente e que ele esteja preparado para lidar com situações inesperadas que possam surgir durante as aulas.
III - Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;
Essa função visa garantir que o trabalho docente seja realizado de forma organizada e coordenada, evitando improvisações e rotinas que possam prejudicar a qualidade do ensino.
IV - Estabelecer objetivos, conteúdos e métodos afastando-se das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e as condições socioculturais e individuais do aluno a fim de garantir a neutralidade da ação pedagógica do professor;
Essa função é importante para que os objetivos, conteúdos e métodos de ensino sejam estabelecidos de forma a considerar as necessidades e características dos alunos, garantindo a imparcialidade na ação pedagógica do professor.
V - Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível interrelacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação que está intimamente relacionada aos demais.
Essa função é fundamental para garantir a integração e a coerência do trabalho docente, relacionando os diferentes elementos do processo de ensino e aprendizagem de forma a promover uma ação pedagógica eficaz.
Portanto, as funções corretas do planejamento escolar são: I, II, III e V, conforme a alternativa e).