
Por Rafael Sá em 06/06/2014 00:04:16
Aprendi mais com os comentários do que lendo a própria lei. Vlw galera, e meus parabéns a tds, estamos no rumo certo, em breve nossa aprovação, nomeação, posse, exercício e a tão sonhada estabilidade!!!
Por GISELLY DA SILVA DIAS em 29/11/2014 17:19:08
Letra E, pois os cargos em comissão não necessitam de concurso público, sendo ele de LIVRE NOMEAÇÃO E LIVRE EXONERAÇÃO.
Por Dryka Barbosa em 29/10/2013 11:32:15
Considero que todas as alternativas são itens para a posse, porém o enunciado não especifica se o cargo público federal é efetivo ou comissionado. Sendo assim, os cargos em comissão dispensam o concurso público.

Por Adriana Santana em 03/03/2014 11:53:48
Se esta questão não foi anulada deveria ser, já que o enunciado diz que, "em qualquer cargo público", ou seja, pode ser em comissão ou efetivo, e este não dispensa a aprovação em concurso público.

Por Ana Monteiro em 21/05/2014 02:01:45
A aprovação em concurso público é indispensável para a nomeação e não para a posse.

Por Marco Aurélio em 03/06/2014 10:33:25
Puxa vida, sempre esqueço... tomar cuidado com expressões(todo, qualquer, sempre). Que osso!

Por LÁZARO CHAVES DE OLIVEIRA em 15/12/2014 18:17:49
A posse é a investidura no cargo público (art. 7º). Sendo uma das formas de provimento do cargo público a nomeação (art. 8º, I). A nomeação ocorre em caráter efetivo ou em comissão (art. 9º, I e II). A posse para cargos em comissão, é de livre nomeação e exoneração, dispensando assim a aprovação em concurso público. Como o enunciado da questão generalizou a posse "em qualquer cargo público federal", incluindo os cargos comissionado, não posso
considerar como alternativa correta para a essa questão, a alternativa E. Questão passível de ser anulada !
considerar como alternativa correta para a essa questão, a alternativa E. Questão passível de ser anulada !

Por Glória em 26/02/2014 11:42:55
Justamente por se tratar de cargos em comissão, que não precisa de aprovação em concurso público.

Por EVA DOS SANTOS em 30/03/2014 16:52:31
Essa questão está bastante clara: POSSE EM CARGO PÚBLICO. O erro está nas opções. Como vou tomar posse de uma cargo público sem concurso público? mesmo o comissionado não toma posse, ele apenas assume uma função de comissão. Descordo totalmente com a resposta

Por elizavete santos em 28/05/2014 15:43:09
exatamente...a aprovação foi necessária para a NOMEAÇÃO...para a POSSE...não há concurso público!

Por SAIONARA VALADARES BARBOSA em 31/05/2014 15:31:26
Só toma posse quem já foi aprovado no concurso.
Por Rafael Caetano de Souza em 17/06/2014 18:36:40
É vdd, o enunciado expandiu.. Disse, qualquer cargo os em comissão ñ dependem de aprovação em concurso!!!
Por wesley ribeiro de souza em 22/10/2014 12:41:48
Mas vale observar que o cargo de comissão também não exige declaração de bens, assim essa questão não tem valia nenhuma .

Por alberto jorge em 28/10/2014 20:54:29
Mas vale observar que o cargo de comissão também não exige declaração de bens, assim essa questão não tem valia nenhuma_02
Por michelle sousa em 07/01/2015 05:39:43
GENTE CARGO EM COMISSÃO TOMA POSSE SIM!!! Vejam o que diz a Lei:" é de livre nomeação e exoneração", ou seja não precisa de concurso publico para tomar posse.

Por DANIEL SOUSA em 15/01/2015 23:49:06
questão furada...

Por Walmira Costa em 26/01/2015 16:37:42
questão mal formulada

Por JULIANY FERREIRA LISBOA DA SILVAF em 26/02/2015 23:21:31
Muito mal formulada! Se colocasse para posse, em cargo de comissão, seria a letra E.

Por Talita Fernandes Silva em 18/03/2015 21:03:12
Se tivessem especificado COMISSÃO eu concordaria com a letra E. Fiquei sem entender! Se alguém puder me explicar?

Por semaias de araujo simoes em 28/03/2015 15:30:55
questao mal formulada pra cacete . mas , pra quem tem um pouco mais de experiencia , daria para chegar no gabarito por eliminaçao.

Por crisleide santos em 29/03/2015 17:09:11
Acho que pelo fato de mencionar posse a questão está certa, apesar de eu ter errado. Rsssss Pelo meu simples entendimento, teríamos que fazer outro concurso pra posse, que não seria o caso.

Por brubo bb em 07/04/2015 13:15:42
o termo "qualquer" abrange tanto cargo efetivo OU comissionado, o que mata a questão é o termo "pode-se". No caso do cargo em comissão é dispensada a aprovação em CP. Para mim a resposta E, sem problemas.

Por adersson nicolas lima freitas em 28/05/2015 09:57:12
na questão dois o enunciado não explica para qual tipo de cargo, la deixa claro que é para qualquer cargo, ou seja aprovação em concurso não será despeçada nesse caso como vou exercer um cargo público sem antes ter sido aprovado em umm concurso

Por Pollyanne Rodrigues Lopes em 11/06/2015 19:27:59
Gente, para a nomeação também pode NÃO ser necessário o concurso público, pois o cargo em comissão é de livre nomeação e livre exoneração, a aprovação em concurso público pode ser dispensável para nomeação também, caso seja um cargo em comissão.

Por José Carlos Silva Fernandes em 09/07/2015 11:56:42
Essa questão não está correta devido ao enunciado "Dispensável", que significa: deixar de lado; sem importância; Ao contrário de "Indispensável", que significa:O que é obrigatório ou imprescindível;
Sem contar que a posso do cargo se dará após a etapa de prova do concurso... Considero a questão errada!!!
Sem contar que a posso do cargo se dará após a etapa de prova do concurso... Considero a questão errada!!!

Por Sergio Fritz de Andrade em 29/07/2015 20:29:26
Eu achei muito mal formulada a questão.

Por Eudinho em 13/08/2015 03:53:46
Com certeza essa questão foi Anulada, no Concurso em que ela caiu!!!

Por FRANCISCA PEREIRA ALVES em 18/08/2015 21:24:58
A única forma dessa questão está certa é pela sua anulação, pois o ato da anulação é corretíssimo para ela. A posse só existe para cargo efetivo, e esse só se dá mediante aprovação em concurso público.

Por Marcio Odilon silva fontes em 26/09/2015 14:00:42
se os cargos em comissão só podem ser assumidos por funcionários efetivos isso quer dizer que eles fizeram concurso publico né...

Por Julia Rayane Alves Menezes em 27/09/2015 11:07:49
A questão falou em qualquer cargo público,
e a posse em cargo efetivo necessita de concurso público.
questão sem resposta correta! e mal formulada.
e a posse em cargo efetivo necessita de concurso público.
questão sem resposta correta! e mal formulada.

Por wlisses Rodrigues Araújo em 28/09/2015 11:23:28
Também discordo! Questão mal formulada.

Por Adfriana Melo de Oliveira em 01/10/2015 07:20:42
Questão mal formulada!!!!!!

Por Andre Barros em 22/12/2015 17:17:05
Gente isso e pegadinha, o enunciado diz para posse ou seja o candidato eventualmente ja teria passado no concurso então seria (dispensavel) Aprovação no concurso publico letra E.

Por Patrick Santaanna em 28/12/2015 01:47:34
Questão ridícula, mal feita!

Por ADILUCIA AMARAL em 04/01/2016 00:38:46
Pessoal, para a posse é necessário a quitação eleitoral?

Por Osvardo Monteiro em 16/01/2016 16:31:16
Questão mal feita , pois Cargo Público, aprendemos que se trata de Servidor Público, que precisa e é obrigatório o concurso público. diferente da FUNÇÃO PÚBLICA, que pode ser feito com ou sem concurso público.
Questão errada
Questão errada

Por NAYANA FERNANDA BARROS em 20/01/2016 16:12:40
Só se dará a posse a partir da investidura em cargo publico, para que ocorra a posse em caso de concurso é necessária a realização do concurso de provas ou provas e títulos e concomitante a nomeação . Essa questão é complexa.

Por daniel gavazza em 27/01/2016 18:15:21
nenhum deles são dispensável, pra mim para a pergunta ter fundamento deveria existir um item que realmente fosse dispensável, pois todos esses itens clocado na pergunta vc precisa para poder tomar posse

Por João Costa em 04/05/2016 22:00:11
A questão trata do que está na CF ART 37:
II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;
II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;
Por marcio angelo de souza em 09/06/2016 22:44:11
Sinto que preciso estudar, mas vou com os demais. No caso da comissão existe a posse, porém não é necessário fazer concurso público para tal! Abraços. Letra E.

Por William Pereira da Silva em 20/06/2016 15:03:46
Qualquer cargo público inclui os cargos efetivos, que necessitam da aprovação de concurso. Se estivesse restrito aos cargos de comissão tudo bem, mas ao incluir os cargos efetivos a opção E tornasse errada.

Por joao antonio batista lopes neto em 17/08/2016 14:40:39
Servidor público é aquele que ocupa cargo público, seja ele em comissão ou efetivo. As alternativas trazem pré requisitos tanto para nomeação quanto para posse. Porém, sabemos que aprovação em concurso é requisito apenas para servidor efetivo e não comissionado. Além disso observamos que a questão diz "qualquer cargo público " passível de anulação fácil, pois para servidor efetivo não pode dispensar aprovação em concurso, já que a questão generalizou tanto efetivo como comissionado.

Por Camila Ferreira do Nascimento Cruz Esquierdo em 18/08/2016 21:27:52
Pessoal, observem a questão : Pode-se considerar " DISPENSÁVEL" e não INDISPENSÁVEL.

Por Ana Paula Estevam em 26/08/2016 10:54:14
Passível de anulação

Por Claudio Pessanha em 03/02/2017 10:39:17
É porque a posse é realizada também nos casos de nomeação em cargo em comissão, e para preencher cargo em comissão não é necessário concurso público, por isso que o enunciado diz PODE-SE considerar!

Por Rithiele Pierazo em 03/02/2017 23:53:30
A palavra "qualquer" é o que justifica a resposta, tendo em vista que inclui também cargos comissionados (que é de livre nomeação e exoneração), isso torna a letra E a resposta correta.

Por valdenia alves nobrega em 17/03/2017 16:51:38
Ridícula essa questão , essa resposta nao existe provavelmente foi anulada, espero.

Por Sabrina Santiago em 18/08/2017 10:57:39
Só errei esta questão. Também concordo que deve ser anulada.

Por Daniel Lucas da Silva em 16/09/2017 11:10:45
A pergunta é EXCELENTE! "Para a posse", ou seja, no ato!
É questão de interpretação, dizer que foi mau formulada é menosprezar a pessoa que a fez. Estudemos!
É questão de interpretação, dizer que foi mau formulada é menosprezar a pessoa que a fez. Estudemos!

Por Iuri Gonçalves Santos em 28/10/2017 18:43:17
Questão mal formulada, quem fez quis "florear" demais.