
Por josué viana da silva em 07/06/2014 22:16:22
na promoção não haverá necessidade de posse, pois, o servidor já foi empossado anteriormente ele vai ser nomeado. por isso é incorreto afirmar que haverá posse em todos os casos de provimento. ok
Por Dryka Barbosa em 29/10/2013 11:51:19
A Lei nº 8.112/90 não permite empossamento por quem, por exemplo, não for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo (Art. 14 - Parágrafo único).
Por Jeck Ferraz em 02/03/2014 10:25:37
Concordo! A posse poderá dar-se por procuração. Na questão consta como se depende-se necessariamente de uma procuração. Ora, se eu mesmo serei empossado, não preciso de procuração alguma.

Por EVA DOS SANTOS em 30/03/2014 16:57:36
Como haverá posse em todos os provimentos, se a promoção e a readaptação é também vacância?

Por eder liani em 05/06/2014 13:29:40
posse, só com nomeação

Por Alberes Veloso Alves Cavalcanti em 21/09/2014 20:07:19
A letra D) também não esta errada?
Porque a procuração especifica só é possível referente à nomeação...
Ou estou enganado? Alguém me tira essa dúvida, obrigado.
Porque a procuração especifica só é possível referente à nomeação...
Ou estou enganado? Alguém me tira essa dúvida, obrigado.

Por Renata Soares em 23/11/2014 19:48:47
Em relação à posse do servidor público, é incorreto afirmar:
a) haverá posse em todos os casos de provimento de cargo
b) a posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento
c) a posse dependerá de prévia inspeção médica oficial
d) a posse dar-se-á mediante procuração específica
e) no ato da posse o servidor declarará seus bens e os valores de seu patrimônio
esta questao é passivel de anulaçao.
Art. 13 parágrafo 3º A posse PODERÁ dar-se mediante procuração
a letra "d" também está errada pois infere-se que toda posse é por procuração.
a) haverá posse em todos os casos de provimento de cargo
b) a posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento
c) a posse dependerá de prévia inspeção médica oficial
d) a posse dar-se-á mediante procuração específica
e) no ato da posse o servidor declarará seus bens e os valores de seu patrimônio
esta questao é passivel de anulaçao.
Art. 13 parágrafo 3º A posse PODERÁ dar-se mediante procuração
a letra "d" também está errada pois infere-se que toda posse é por procuração.
Por José Omar Barbosa da Fonseca em 30/12/2014 18:39:59
Em relação à questão 8: Acredito que não seja incorreto afirmar que a posse dar-se-á mediante procuração específica, pois de fato é possível que a posse seja dada por procuração. Seria incorreto caso afirmasse " a posse APENAS dar-se-á mediante procuração específica" ou "TODA posse dar-se-á mediante procuração específica".
Espero ter ajudado.
Espero ter ajudado.
Por michelle sousa em 07/01/2015 05:44:19
Segundo a Lei:
"Não poderá ser empossado o nomeado que for julgado inapto, física e/ou mentalmente, para o exercício do cargo."
"Não poderá ser empossado o nomeado que for julgado inapto, física e/ou mentalmente, para o exercício do cargo."

Por claudio gloria vargas em 15/01/2015 12:09:35
Concordo que a posse dar-se-á mediante procuração específica não seja incorreta, pois a frase não está específica e sim generalistica.

Por VANIA BARCELLOS LEITE em 02/06/2015 20:31:07
d) a posse dar-se-á mediante procuração específica ( SIM, EM PROCURAÇÃO ESPECIFICA, DAR-SE-Á SIM = CORRETÍSSIMA).
a) haverá posse em todos os casos de provimento de cargo ( NÃO, POIS EM CASOS DE LIVRE NOMEAÇÃO É INVESTIDURA NO CARGO E NÃO POSSE.
RESPOSTA A
a) haverá posse em todos os casos de provimento de cargo ( NÃO, POIS EM CASOS DE LIVRE NOMEAÇÃO É INVESTIDURA NO CARGO E NÃO POSSE.
RESPOSTA A

Por ELISANGELA ADOLFO CARVALHO em 04/06/2015 11:58:48
Parágrafo 4° aet. 10. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. (Redação dada pela lei9.527 de 10.12.97).
Incorreto letra A
Incorreto letra A

Por Sara Pereira Nascimento Sales em 14/06/2015 15:21:57
Haverá posse somente para cargos em nomeação. Letra a

Por Leonardo de Oliveira em 30/06/2015 15:27:13
Pessoas... o verbo "dar-se-á" não quer dizer que SEMPRE será mediante procuração, e sim que ela PODE SER feita por via de procuração. Se liguem nos pegas ratão! Abs
Por paulo cesar pedrosa de macedo em 13/07/2015 20:40:14
Não haverá posse em todos os casos, uma vez que, a posse ocorre no provimento originário; em se tratando de provimento derivado, somente ocorrerá a nomeação.

Por Álisson Thiago Marques Resende em 18/08/2015 16:04:52
Em relação ao item D: "a posse dar-se-á mediante procuração específica".
O item A está incorreto, pois haverá posse somente em caso do provimento originário, a saber, a nomeação. Os demais provimentos, que são derivados, são ensejam posse.
Ademais, de acordo com a redação do item D, infere-se que a posse dar-se-ia somente através de procuração. Este não é o comando do artigo 13 da lei 8112/90.
Vejamos a redação do artigo supracitado:
Art. 13 parágrafo 3º "A posse PODERÁ dar-se mediante procuração específica".
Portanto, a posse mediante procuração é uma possibilidade e não a regra.
O item A está incorreto, pois haverá posse somente em caso do provimento originário, a saber, a nomeação. Os demais provimentos, que são derivados, são ensejam posse.
Ademais, de acordo com a redação do item D, infere-se que a posse dar-se-ia somente através de procuração. Este não é o comando do artigo 13 da lei 8112/90.
Vejamos a redação do artigo supracitado:
Art. 13 parágrafo 3º "A posse PODERÁ dar-se mediante procuração específica".
Portanto, a posse mediante procuração é uma possibilidade e não a regra.

Por Paula Lourena em 21/08/2015 15:16:35
E no ato do empossamento deverá ser feita a declaração dos bens? Ainda não ouvi/li falar sobre isso.

Por Cristiane Pereira em 25/09/2015 15:17:07
Procurei comentários que justificassem a assertividade da letra E, pq não li nada a respeito antes dessa questão. Alguém?

Por Patrick Santaanna em 28/12/2015 01:45:10
A letra D impõe procuração específica como única forma. Isto é errado!

Por ADILUCIA AMARAL em 04/01/2016 01:15:02
A posse poderá dar-se mediante procuração específica. Poderá e não dar-se-á.

Por Heldon Costa Silva em 11/02/2016 19:24:48
Haverá nomeação em todos os casos de provimento de cargos, e não, posse. Mas concordo que essa letra "D" está errada também.

Por Larissa Pacheco Andrade em 08/03/2016 15:10:03
Concordo que a letra D esteja errada, no entanto:
Lei 8112/90 ART 13. § 4o Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. Logo letra A também está incorreta.
Lei 8112/90 ART 13. § 4o Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. Logo letra A também está incorreta.

Por valdson martins de seixas em 18/09/2016 11:21:07
gente posse nao e 15 dias.b

Por MAURICIO GONÇALVES em 19/09/2016 01:00:01
Concordo com o jonathan...a posse PODERÁ dar´se mediante procuração e na alternativa D da questão 8 diz: a posse dar-se-á mediante procuração....portanto incorreta na minha opinião, ou seja, RECURSO..kkk abraços
Por ALEX LIMA CAVALCANTE em 27/09/2016 18:21:05
Não entendi o porque da alternativa A está correta sendo que:
Lei 8112/90 ART 13. § 4o Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. Logo letra A também está incorreta.
Lei 8112/90 ART 13. § 4o Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. Logo letra A também está incorreta.

Por Damião Wellington alves mascena em 21/11/2016 10:39:29
§ 4º Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
Letra A é a INcorreta
Letra A é a INcorreta

Por socorro santana em 26/12/2016 22:17:44
casos de provimento de cargo:
Promoção
Aproveitamento
Nomeação
Reversão
Readaptação
Recondução
Reintegração
Mas apenas na nomeação ocorre a posse, nos demais casos não.
Promoção
Aproveitamento
Nomeação
Reversão
Readaptação
Recondução
Reintegração
Mas apenas na nomeação ocorre a posse, nos demais casos não.

Por Antonio Rubira Marazzi dos Santos em 21/08/2017 13:34:29
Questão aberta, primeiramente marquei a alternativa A, mais depois pensei na alternativa D pelo fato de haver posse mediante procuração e tambem assinado pelo aprovado! mais ela não se restringe apenas a procuração, então a questão foi muito bem elaborada! e no caso de posse, acontece em apenas originário como a nomeação, restante sao derivados!

Por SAMIRA SAAB DE SOUZA em 18/09/2017 20:55:25
LETRA: A
Art 13. Da posse e do exercício: § 4° Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. (LEI 8.112/90).
Art 13. Da posse e do exercício: § 4° Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. (LEI 8.112/90).

Por renato em 28/10/2017 21:44:11
Pô assim não da, a letra A e a letra D, tem que chutar ??

Por Angélica Sousa em 22/11/2017 00:20:02
Se eu vou tomar posse do cargo como assim procuração específica?
E outra a procuração específica acontece no caso de o concursado estar impossibilitado de tomar posse, o mesmo passa uma procuração específica para que outra pessoa tome posse em seu nome, simplesmente para representá-lo no ato de posse mais nada
E outra a procuração específica acontece no caso de o concursado estar impossibilitado de tomar posse, o mesmo passa uma procuração específica para que outra pessoa tome posse em seu nome, simplesmente para representá-lo no ato de posse mais nada

Por Carlos Fernandes Santos em 07/12/2017 11:04:29
A questão pede a "incorreta" só isso.

Por ingrid melo em 17/07/2018 13:38:11
art.13- a posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições,os deveres,as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado,que não poderão ser alterados unilateralmente,por qualquer das partes,ressalvados os atos de oficio previstos em lei.
p.4-Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.
p.4-Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

Por Lorena Born em 23/08/2018 10:01:18
a posse PODERÁ ser dada através de procuração especifica. Foi taxativa a afirmação. A questão assinalada como sendo a questão incorreta diz que haverá posse em todos os casos de provimento de cargo. Ora, se há posse em em cargo de comissão, a questão não pode ser considerada como tal.

Por edilene amorim silva em 20/08/2019 17:39:55
Só ocorre posse nos casos de provimento originario, ou seja, nomeação; todos os demais casos são de provimento derivado.