Questões Enfermagem Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica

A maior parte dos surtos é de etiologia infecciosa e transmissível e muitas vezes repre...

Responda: A maior parte dos surtos é de etiologia infecciosa e transmissível e muitas vezes representam razões para a realização de investigação sistemática com vistas à identificação da fonte de infecção e ...


Q58359 | Enfermagem, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica

A maior parte dos surtos é de etiologia infecciosa e transmissível e muitas vezes representam razões para a realização de investigação sistemática com vistas à identificação da fonte de infecção e adoção das medidas de controle e elaboração de recomendações adicionais. Considerando o exposto, qual a importância da curva epidêmica na caracterização do surto?
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 11/01/2025 18:30:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

A curva epidêmica é uma representação gráfica que mostra o número de casos de uma determinada doença em função do tempo. Ela é uma ferramenta fundamental na caracterização de um surto, pois permite visualizar o período no qual as pessoas suscetíveis se expuseram ao fator de risco. Além disso, na curva epidêmica, é possível identificar os períodos mínimo, mediano e máximo de incubação da doença, o que auxilia na compreensão do tempo decorrido entre a exposição ao agente causador da doença e o surgimento dos primeiros sintomas.

Dessa forma, a alternativa correta é a letra a), pois a curva epidêmica é essencial para compreender a dinâmica de propagação de uma doença em uma população, identificando os momentos-chave do surto e auxiliando na implementação de medidas de controle e prevenção adequadas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.