Questões Medicina Clínica Médica

Uma das estratégias da política de saúde em relação às DCNT do Brasil é a vigilância de...

Responda: Uma das estratégias da política de saúde em relação às DCNT do Brasil é a vigilância de fatores de risco e proteção para DCNT por inquérito telefônico — o chamado VIGITEL — realizado nas vinte e se...


Q58423 | Medicina, Clínica Médica, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As doenças não transmissíveis (DCNT) constituem sério problema de saúde pública, tanto nos países ricos quanto nos de média e baixa renda. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que as DCNT são responsáveis por 58,5% de todas as mortes ocorridas no mundo e por 45,9% da carga global de doença. A respeito das DCNT e dos seus fatores de risco e proteção, julgue os itens subsequentes.
Uma das estratégias da política de saúde em relação às DCNT do Brasil é a vigilância de fatores de risco e proteção para DCNT por inquérito telefônico — o chamado VIGITEL — realizado nas vinte e seis capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de amostragem probabilística.
David Castilho
Por David Castilho em 12/01/2025 20:19:04🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) é, de fato, uma estratégia da política de saúde do Brasil em relação às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Esse inquérito é realizado anualmente nas vinte e seis capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de amostragem probabilística, com o objetivo de monitorar fatores de risco e proteção associados às DCNT, como tabagismo, consumo de alimentos saudáveis, atividade física, entre outros.

Portanto, a afirmação apresentada na questão está correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.