Questões Enfermagem Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222, de 28 de março de 2018, que regulament...

Responda: A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222, de 28 de março de 2018, que regulamenta as boas práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, aborda a necessidade do manejo adequado...


Q59097 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222, de 28 de março de 2018, que regulamenta as boas práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, aborda a necessidade do manejo adequado dos resíduos sólidos de serviço de saúde (RSSS), sendo uma medida importante para o controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Diante dessa temática, julgue a afirmativa a seguir:

“O profissional da área da saúde iniciou a administração de medicamento intravenoso no paciente A.S.D. Ao administrar 2 mL de um total de 20 mL de solução, o profissional interrompeu o procedimento, devido aos sinais de reação anafilática que o paciente apresentou”.

I. Ao interromper o procedimento para prestar os primeiros atendimentos ao paciente, o profissional da área da saúde gerou resíduos de serviços de saúde do tipo perfurocortantes. Esses resíduos são classificados como do grupo E.
II. Ao interromper o procedimento, o profissional da área da saúde gerou resíduos de serviço de saúde infectantes, ou seja, do grupo B, como o algodão com sangue e as luvas contendo sangue que, necessariamente, devem ser desprezados em recipientes com saco branco leitoso.
III. O coletor para descarte de materiais perfurocortantes, conhecidos, comercialmente, por exemplo, como descarpack® ou descartex®, é um recipiente recomendado para descarte de lâminas, materiais pontiagudos e perfurocortantes; esse coletor não deve ultrapassar 2/3 da sua capacidade para descarte de resíduos.
IV. Os resíduos gerados no preparo do medicamento, como o papel/invólucro da seringa, devem ser desprezados em recipientes destinados aos resíduos do grupo A, ou seja, em saco branco leitoso.
V. O profissional que gerar o resíduo é o responsável por segregar (separar) e descartar o resíduo no recipiente correto, conforme a classificação do grupo correspondente.

Diante das afirmativas, marque a alternativa correta correspondente:
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 30/12/2024 21:50:31🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Com base na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222, de 28 de março de 2018, que regulamenta as boas práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, podemos analisar as afirmativas:

I. Correta. Os resíduos de serviços de saúde do tipo perfurocortantes são classificados como do grupo E, conforme a RDC nº 222/2018.

II. Incorreta. Os resíduos de serviço de saúde infectantes são classificados como do grupo A, não do grupo B. Além disso, a descrição sobre o descarte em recipientes com saco branco leitoso não condiz com a legislação.

III. Correta. O coletor para descarte de materiais perfurocortantes, como o descarpack® ou descartex®, é recomendado para lâminas, materiais pontiagudos e perfurocortantes, e não deve ultrapassar 2/3 de sua capacidade.

IV. Incorreta. Os resíduos gerados no preparo do medicamento, como o papel/invólucro da seringa, são classificados como do grupo D, não do grupo A.

V. Correta. O profissional que gera o resíduo é responsável por segregá-lo e descartá-lo no recipiente correto, conforme a classificação do grupo correspondente.

Portanto, as afirmativas corretas são I, III e V. A alternativa correta é a letra b).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.