Questões Enfermagem Oncologia

A utilização do cateter totalmente implantável tem se tornado rotina nos centros de tra...

Responda: A utilização do cateter totalmente implantável tem se tornado rotina nos centros de tratamentos oncológicos por conferir maior conforto para o paciente, durabilidade, menor risco de infecção e extr...


Q59111 | Enfermagem, Oncologia

A utilização do cateter totalmente implantável tem se tornado rotina nos centros de tratamentos oncológicos por conferir maior conforto para o paciente, durabilidade, menor risco de infecção e extravasamento de medicações que podem irritar e ferir o local de aplicação dos quimioterápicos. “São tubos flexíveis radiopacos feitos de silicone, poliuretano ou de teflon. Possuem uma câmara de titânio em uma das extremidades. A parte central dessa câmara é uma membrana de silicone chamada septo, na qual são realizadas as punções para acesso ao dispositivo.” (INCA). A punção e a coleta de sangue através deste dispositivo deverão ser efetuadas por enfermeiro treinado, com técnica totalmente asséptica. Sabendo que as veias cefálica, subclávia e jugulares são veias de escolha para a punção e o implante do cateter pode ter outras localizações como arterial, peritoneal ou intraespinhal, o reservatório puncionável de qualquer tipo de localização deve estar
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 30/12/2024 21:51:38🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O texto descreve o cateter totalmente implantável, um dispositivo utilizado em tratamentos oncológicos para facilitar a administração de medicamentos. O reservatório puncionável do cateter pode ser implantado em diferentes localizações, como veias cefálica, subclávia, jugulares, arterial, peritoneal ou intraespinhal.

No caso da localização do reservatório puncionável do cateter totalmente implantável, ele deve estar apoiado em uma protuberância óssea da região torácica, alojado no tecido subcutâneo. Essa posição facilita o acesso ao dispositivo para punção e coleta de sangue, além de garantir maior conforto e durabilidade para o paciente.

É importante ressaltar que a punção e a coleta de sangue devem ser realizadas por um enfermeiro treinado, seguindo técnicas assépticas para evitar infecções e complicações durante o procedimento.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.