Questões Enfermagem Hanseníase

Sobre a Hanseníase dimorfa, considere os itens a seguir: I - Caracteriza...

Responda: Sobre a Hanseníase dimorfa, considere os itens a seguir: I - Caracteriza-se, geralmente, por mostrar várias manchas de pele avermelhadas ou esbranquiçadas, com bordas elevadas, mal d...


Q59487 | Enfermagem, Hanseníase

Sobre a Hanseníase dimorfa, considere os itens a seguir:

I - Caracteriza-se, geralmente, por mostrar várias manchas de pele avermelhadas ou esbranquiçadas, com bordas elevadas, mal delimitadas na periferia, ou por múltiplas lesões bem delimitadas semelhantes à lesão tuberculoide, porém a borda externa é esmaecida (pouco definida).
II - Há perda parcial a total da sensibilidade, com diminuição de funções autonômicas (sudorese e vasorreflexia à histamina).
III - É comum haver comprometimento simétrico de nervos periféricos.

Está CORRETO o que se afirma em:
David Castilho
Por David Castilho em 30/12/2024 22:12:06🎓 Equipe Gabarite
Para resolver essa questão, precisamos analisar cada uma das afirmativas sobre a Hanseníase dimorfa e verificar quais estão corretas:

I - A descrição apresentada na afirmativa I está correta. A Hanseníase dimorfa é uma forma clínica da hanseníase que pode se manifestar com múltiplas lesões de pele avermelhadas ou esbranquiçadas, com bordas elevadas e mal delimitadas na periferia, ou lesões semelhantes à lesão tuberculoide, porém com borda externa pouco definida.

II - A afirmativa II também está correta. Na Hanseníase dimorfa, é comum ocorrer perda parcial a total da sensibilidade, juntamente com a diminuição de funções autonômicas, como sudorese e vasorreflexia à histamina.

III - Já a afirmativa III está incorreta. Na Hanseníase dimorfa, não é comum haver comprometimento simétrico de nervos periféricos. Esse tipo de comprometimento é mais característico de outras formas clínicas da hanseníase.

Portanto, a resposta correta é:

Gabarito: a) I e II, apenas.

É importante lembrar que a Hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para evitar complicações e sequelas.
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.