Questões Enfermagem Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem

Considerando a regulamentação da auditoria de enfermagem, leia asafirmativasabaixo e a ...

Responda: Considerando a regulamentação da auditoria de enfermagem, leia asafirmativasabaixo e a seguir assinale a alternativa correta. I. A auditoria na área de enfermagem é prevista na Lei n...


Q59645 | Enfermagem, Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem

Considerando a regulamentação da auditoria de enfermagem, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. A auditoria na área de enfermagem é prevista na Lei no . 7.498/1986, que dispõe sobre regulamentação do exercício da enfermagem.
II. A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 260/2001 fixa a Auditoria como uma Especialidade de Enfermagem, de competência do Enfermeiro.
III. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 266/2001, o Enfermeiro auditor tem direito de acesso ao prontuário do paciente, devendo registrar seu nome completo e número do registro junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN), e interferir, quando necessário, nos registros de enfermagem e da equipe multiprofissional.
IV. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 266/2001, o Enfermeiro Auditor, no cumprimento de sua função, tem o direito de visitar e entrevistar o paciente com objetivo de constatar a satisfação do mesmo com serviço prestado bem como a qualidade. Se necessário, também pode acompanhar procedimentos realizados.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 09/01/2025 00:17:00🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A auditoria na área de enfermagem é regulamentada pela Lei nº 7.498/1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem. A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 260/2001 estabelece a Auditoria como uma Especialidade de Enfermagem, de competência do Enfermeiro. Já a Resolução do COFEN nº 266/2001 confere ao Enfermeiro auditor o direito de acesso ao prontuário do paciente, podendo interferir nos registros de enfermagem e da equipe multiprofissional, além de visitar e entrevistar o paciente para avaliar a satisfação com o serviço prestado e a qualidade, podendo acompanhar procedimentos realizados.

Portanto, as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.