Questões Pedagogia Fundamentação Pedagógica

As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de aprendizagem, estava...

Responda: As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de aprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queria escrever: “o revólver atira”, em seu de...


Q5968 | Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de
aprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queria
escrever: “o revólver atira”, em seu desenho. Pede ajuda à
professora que vai questionando, soletrando, apontando cada
letra do alfabeto exposto na sala de aula. Nesse processo, a
criança vai percebendo que já sabia escrever revólver, e resolve
escrever “o revólver mata o ladrão”. A professora auxilia
mais uma vez e quando se vira para atender outro aluno, a
criança escreve sozinha: OLETAN.

(Smolka. A criança na fase inicial de escrita. Adaptado)

Nesta situação, é correto afirmar que
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 30/12/2024 01:48:05🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Nesta situação, a atitude da professora em auxiliar a criança a escrever "o revólver mata o ladrão" mostra que ela supõe que a criança é capaz e considera essa capacidade. A professora acredita no potencial da criança e a incentiva a desenvolver suas habilidades de escrita, mesmo que o resultado final não tenha ficado perfeito.

É importante ressaltar que, nesse processo de aprendizagem, é fundamental que o educador reconheça e valorize os conhecimentos prévios do aluno, estimulando-o a avançar e aprimorar suas habilidades, como foi o caso da criança que conseguiu escrever "OLETAN" sozinha.

Portanto, a atitude da professora em acreditar na capacidade da criança e incentivá-la a escrever de forma autônoma demonstra um método adequado e eficaz para o processo de alfabetização, pois valoriza o desenvolvimento gradual das habilidades de escrita dos alunos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.