Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Segurança Pública

Analise os trechos a seguir. “Verificamos que 123 municípios mais violen...

Responda: Analise os trechos a seguir. “Verificamos que 123 municípios mais violentos do país concentram 50% dos homicídios brasileiros. E, como é muito difícil mudar o Brasil de uma hora para...


Q59921 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Segurança Pública

Analise os trechos a seguir.

“Verificamos que 123 municípios mais violentos do país concentram 50% dos homicídios brasileiros. E, como é muito difícil mudar o Brasil de uma hora para outra, isso indica que, a despeito de uma política universal é preciso pensar em ações territoriais nessas cidades. [...] Ou seja, concentrando as atenções nessas comunidades, podemos mudar seu quadro e do país.”
Cidades mais pacíficas têm menos pobreza e desemprego. In: O Tempo. 16 de junho de 2016. p. 16.

“O relatório (Atlas da Violência 2018: Retrato dos Municípios – IPEA) mostra que as dez cidades com maiores taxas de assassinatos no Brasil têm nove vezes mais pessoas na extrema pobreza do que as cidades menos violentas. Nas cidades com menos mortes, 6,2% das crianças são pobres, percentual que sobe para 25,3% nas cidades mais violentas. Onde há paz, apenas 0,5% mora em domicílios sem água encanada nem esgoto adequados; onde há violência, são 5,9%.”
Cidades mais pacíficas têm menos pobreza e desemprego. In: O Tempo. 16 de junho de 2016. p. 16.

De acordo com os dois trechos da reportagem, um possível encaminhamento com vistas à redução de assassinatos no Brasil seria 
David Castilho
Por David Castilho em 10/01/2025 10:43:52🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Os trechos da reportagem destacam a relação entre a violência, a pobreza e a falta de infraestrutura nas cidades brasileiras. Diante disso, um possível encaminhamento para a redução de assassinatos no Brasil seria ampliar os investimentos em infraestrutura urbana, de maneira a favorecer melhores condições de vida para a população.

Essa medida poderia contribuir para a redução da pobreza e da violência, uma vez que cidades mais pacíficas tendem a apresentar índices menores de pobreza e desemprego, conforme apontado nos trechos citados. Portanto, investir em infraestrutura urbana poderia ser uma forma de abordar as causas subjacentes à violência e à pobreza, promovendo assim um ambiente mais seguro e próspero para todos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.