Questões Medicina Neurologia

Uma mulher de trinta anos de idade foi levada ao pronto-socorro por apresentar dormênci...

Responda: Uma mulher de trinta anos de idade foi levada ao pronto-socorro por apresentar dormência nas extremidades dos quatro membros, notada havia um dia, que foi progredindo proximalmente ao longo do dia....


Q60019 | Medicina, Neurologia, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de trinta anos de idade foi levada ao pronto-socorro por apresentar dormência nas extremidades dos quatro membros, notada havia um dia, que foi progredindo proximalmente ao longo do dia. A paciente relatou, ainda, que, nas últimas horas, esses sintomas haviam se associado à redução da força muscular, de forma simétrica, nos quatro membros, bem como informou que a sua força estava se reduzindo com o passar das horas. Adicionalmente, ela informou que, havia sete dias, tinha apresentado diarreia e febre, com regressão espontânea, sem medicação. A paciente chegou ao hospital deambulando, amparada por familiares. No momento da consulta, ela não conseguia manter-se de pé, levantar a cabeça nem os cotovelos do leito, e sua tosse era ineficaz. No exame, constatou-se tetraparesia simétrica e arreflexia profunda difusa.

Com referência a esse caso clínico, julgue o item que se segue.

Se o liquor dessa paciente for coletado na terceira semana após o início da doença, será possível evidenciar pleocitose linfocítica com níveis normais de proteína (dissociação albumino-citológica).
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 12/01/2025 22:54:06🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O caso clínico descrito apresenta características de Síndrome de Guillain-Barré (SGB), uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso periférico. A SGB é caracterizada por fraqueza muscular progressiva e simétrica, podendo levar à paralisia.

Na SGB, a coleta do líquor (líquido cefalorraquidiano) pode revelar pleocitose linfocítica, que é o aumento do número de linfócitos no líquor, e níveis normais de proteína, o que é conhecido como dissociação albumino-citológica. Essa alteração no líquor é um achado típico da SGB e ajuda no diagnóstico da doença.

Portanto, na terceira semana após o início da doença, é possível evidenciar pleocitose linfocítica com níveis normais de proteína no líquor, confirmando a afirmativa como correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.