Questões Medicina Clínica Médica

Homem, 57 anos, hipertenso, diabético e dislipidêmico, faz uso crônico de losartana, hi...

Responda: Homem, 57 anos, hipertenso, diabético e dislipidêmico, faz uso crônico de losartana, hidroclorotiazida, metformina, dapagliflozina, sitagliptina, amlodipina, ômega-3 e atorvastatina. Apresenta aind...


Homem, 57 anos, hipertenso, diabético e dislipidêmico, faz uso crônico de losartana, hidroclorotiazida, metformina, dapagliflozina, sitagliptina, amlodipina, ômega-3 e atorvastatina. Apresenta ainda como antecedente, carcinoma de pele tipo espinocelular, ressecado há 3 anos, e quatro crises de artrite gotosa nos últimos dois anos. Refere que, apesar de estar mantendo o peso ideal, praticando caminhadas e tomando os medicamentos regularmente, tem apresentado dificuldade no controle do diabetes e os níveis de colesterol LDL encontram-se fora da meta. A função renal está normal e a hemoglobina glicada está em 7,2%.

Uma estratégia pertinente e obrigatória nesse momento é a suspensão da
Foto de perfil David Castilho
Por David Castilho em 30/12/2024 22:27:43🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A hidroclorotiazida é um diurético tiazídico frequentemente utilizado no tratamento da hipertensão arterial. No entanto, os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, podem causar aumento da glicemia e do colesterol LDL em pacientes diabéticos e dislipidêmicos, o que pode dificultar o controle do diabetes e dos níveis de colesterol LDL.

Portanto, uma estratégia pertinente e obrigatória para melhorar o controle do diabetes e dos níveis de colesterol LDL nesse caso seria a suspensão da hidroclorotiazida. É importante ressaltar que a suspensão de qualquer medicamento deve ser sempre realizada sob orientação e acompanhamento médico.