Questões Medicina Bioquímica Clínica

A síndrome coronariana aguda (SCA) abrange um amplo espectro de condições clínicas que ...

Responda: A síndrome coronariana aguda (SCA) abrange um amplo espectro de condições clínicas que incluem a isquemia silenciosa, a angina aos esforços, a angina instável (AI) e o infarto agudo do miocárdio (I...


Q60372 | Medicina, Bioquímica Clínica

A síndrome coronariana aguda (SCA) abrange um amplo espectro de condições clínicas que incluem a isquemia silenciosa, a angina aos esforços, a angina instável (AI) e o infarto agudo do miocárdio (IAM), com ou sem supradesnivelamento do segmento ST. O evento central desta síndrome é a ruptura da placa aterosclerótica e trombose, com ou sem obstrução crítica prévia. Sobre a função cardíaca, marque alternativa CORRETA em que constam os marcadores específicos da lesão do miocárdio:
David Castilho
Por David Castilho em 30/12/2024 22:28:06🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

Os marcadores específicos da lesão do miocárdio são a Creatinoquinase, a Mioglobina e a Troponina.

A Creatinoquinase (CK) e a Mioglobina são liberadas no sangue quando há lesão do miocárdio. A Troponina é uma proteína contrátil do músculo cardíaco e sua presença no sangue é um marcador muito sensível de lesão cardíaca, sendo considerada o marcador mais específico para o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio.

Portanto, a alternativa correta é a letra c) Creatinoquinase, Mioglobina e Troponina.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.