
Por Matheus Fernandes em 30/12/2024 22:46:55🎓 Equipe Gabarite
Para resolver essa questão, vamos utilizar o conceito de conjuntos e a técnica de diagrama de Venn, que é muito útil para visualizar a interseção entre conjuntos.
Seja:
- M: Conjunto dos estudantes que gostam de Matemática
- P: Conjunto dos estudantes que gostam de Português
Sabemos que:
- |M| = |P| (o número de estudantes que gostam de Matemática é igual ao número de estudantes que gostam de Português)
- |M ∪ P| = 24 (o total de estudantes que gostam de Matemática ou Português é 24)
- |M ∩ P| = 6 (o número de estudantes que gostam tanto de Matemática quanto de Português é 6)
Vamos agora utilizar a fórmula do princípio da inclusão-exclusão para encontrar o número de estudantes que gostam de Matemática e não gostam de Português:
|M ∪ P| = |M| + |P| - |M ∩ P|
24 = |M| + |P| - 6
|P| = |M| = 15
Agora, vamos encontrar o número de estudantes que gostam de Matemática e não gostam de Português:
|M \ P| = |M| - |M ∩ P|
|M \ P| = 15 - 6
|M \ P| = 9
Portanto, o número de estudantes que gostam de Matemática e não gostam de Português é 9.
Gabarito: d) 9.
Seja:
- M: Conjunto dos estudantes que gostam de Matemática
- P: Conjunto dos estudantes que gostam de Português
Sabemos que:
- |M| = |P| (o número de estudantes que gostam de Matemática é igual ao número de estudantes que gostam de Português)
- |M ∪ P| = 24 (o total de estudantes que gostam de Matemática ou Português é 24)
- |M ∩ P| = 6 (o número de estudantes que gostam tanto de Matemática quanto de Português é 6)
Vamos agora utilizar a fórmula do princípio da inclusão-exclusão para encontrar o número de estudantes que gostam de Matemática e não gostam de Português:
|M ∪ P| = |M| + |P| - |M ∩ P|
24 = |M| + |P| - 6
|P| = |M| = 15
Agora, vamos encontrar o número de estudantes que gostam de Matemática e não gostam de Português:
|M \ P| = |M| - |M ∩ P|
|M \ P| = 15 - 6
|M \ P| = 9
Portanto, o número de estudantes que gostam de Matemática e não gostam de Português é 9.
Gabarito: d) 9.