Questões Direito Penal Imputação Objetiva

Afim de fazer uso de certa droga injetável, Eliel pede a Sinval uma seringa emprestada,...

Responda: Afim de fazer uso de certa droga injetável, Eliel pede a Sinval uma seringa emprestada, pois não tem dinheiro para adquirir a sua em uma farmácia. Com a cessão da seringa por Sinval, Eliel ministra...


Q61606 | Direito Penal, Imputação Objetiva

Afim de fazer uso de certa droga injetável, Eliel pede a Sinval uma seringa emprestada, pois não tem dinheiro para adquirir a sua em uma farmácia. Com a cessão da seringa por Sinval, Eliel ministra a droga no próprio corpo, vindo a falecerem virtude de overdose. Saliente-se que Sinval desejava a morte de Eliel e intimamente torcia para o desfecho trágico. Considerando apenas as informações constantes do enunciado, de acordo com a teoria da imputação objetiva:
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 07/01/2025 09:14:54🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

De acordo com a teoria da imputação objetiva, para que um agente seja responsabilizado por determinado resultado, é necessário que tenha criado um risco proibido e que este risco tenha se concretizado no resultado danoso. No caso apresentado, Sinval emprestou a seringa a Eliel, que utilizou para ministrar a droga em si mesmo, vindo a falecer em decorrência de overdose.

No entanto, a teoria da imputação objetiva considera que, se a vítima assumiu conscientemente o risco de sua conduta, autocolocando-se em perigo, afasta-se a imputação do resultado ao agente. Nesse sentido, como Eliel assumiu o risco ao ministrar a droga em si mesmo, a imputação do resultado morte a Sinval pode ser afastada.

Portanto, no caso apresentado, a alternativa correta é a letra b), pois a imputação do resultado morte a Sinval pode ser afastada em virtude da autocolocação da vítima em perigo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.