Questões Direito Penal Legítima Defesa

Tradicionalmente, a doutrina majoritária brasileira define crime como o fato típico, il...

Responda: Tradicionalmente, a doutrina majoritária brasileira define crime como o fato típico, ilícito e culpável. Em relação à ilicitude, afirma-se que é o comportamento humano contrário à ordem jurídica qu...


Tradicionalmente, a doutrina majoritária brasileira define crime como o fato típico, ilícito e culpável. Em relação à ilicitude, afirma-se que é o comportamento humano contrário à ordem jurídica que lesa ou expõe a perigo bens jurídicos tutelados. Por outro lado, o Código Penal prevê situações que funcionam como causas de exclusão da ilicitude, impedindo o reconhecimento da prática de crime, ainda que a conduta seja típica.

De acordo com o Código Penal, são causas legais de exclusão da ilicitude:  
Foto de perfil Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 09/01/2025 23:08:54🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

De acordo com o Código Penal brasileiro, as causas legais de exclusão da ilicitude são: estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular do direito.

- Estado de necessidade: ocorre quando o agente pratica o ato para salvar um bem jurídico próprio ou de terceiro, de um perigo atual e inevitável, que não provocou por sua vontade, nem podia evitá-lo de outra forma.

- Legítima defesa: consiste na repulsa a uma agressão atual ou iminente, contra direito próprio ou de terceiro, usando moderadamente dos meios necessários para repelir a agressão.

- Estrito cumprimento do dever legal: o agente pratica o ato em cumprimento de uma ordem legal, sem excesso ou abuso.

- Exercício regular do direito: ocorre quando o agente pratica o ato dentro dos limites do seu direito, sem excesso ou desvio.

Essas causas excluem a ilicitude da conduta, ou seja, mesmo que a conduta seja típica, não será considerada criminosa devido à presença de uma dessas causas de exclusão da ilicitude.